Introdução: A pandemia da Covid-19 fez acelerar um movimento que estava em crescente no mundo: a virtualização dos serviços. Apesar da praticidade que já existia, muitas pessoas não sabiam como utilizar ou preferiam serviços presenciais. Com a necessidade de isolamento social isso mudou, e agora os serviços pela internet são extremamente necessários. Isso vai de compras online, solicitação de serviços de delivery, até marcação de consultas. Com isso em mente, e tendo em vista a necessidade dos serviços de saúde de serem exemplo nesse momento de crise, o projeto tem como foco uma aplicação de agendamento de consultas online para a clínica da UNIFAMETRO, bem como atendimento ao cliente, buscando uma maior praticidade, fazendo com que o cidadão possa realizar essas tarefas de sua residência, a fim de diminuir filas e o atendimento presencial. Objetivo: Como objetivo geral deste artigo, temos a proposta da construção de um MVP de aplicativo de agendamento de consultas e atendimento ao cliente para a Clínica de Odontologia da UNIFAMETRO. Os objetivos específicos compreendem: entender de maneira prática as etapas necessárias para criação de um sistema; analisar os principais métodos de gerência de projetos; compreender, através da prática, a metodologia necessária para criação de um MVP. Metodologia: Como mencionado anteriormente, o principal foco deste artigo é propor a construção de um MVP. Para isto, se faz necessário explanar brevemente do que se trata esta sigla. MVP, inglês para Minimum Viable Product, podendo ser traduzido para Produto Viável Mínimo, é a forma mais básica possível que um produto possa ter, sendo porém viável a sua utilização para demonstração ao mercado, de desenvolvimento rápido e custos baixos. O principal objetivo do MVP é uma demonstração de uso do sistema inicial para os interessados no mercado, afim de que estes possam dar feedbacks para a aprimoração do produto final. (Santos, 2020) As metodologias utilizadas para desenvolvimento deste MVP incluem o uso da linguagem de programação PHP aliado com HTML, CSS e Javascript, bem como o banco de dados MySQL. Na parte de planejamento, foram utilizados os métodos de gerência de projetos, como confecções de canvas de problemas e ideação, criação de EAP com definição do escopo do produto e do projeto. No desenvolvimento da aplicação, é utilizada a linguagem de programação PHP. Caracteriza-se por programar scripts junto ao servidor, agregada ao HTML, permitindo assim o desenvolvimento de páginas web dinâmicas, podendo o seu desenvolvimento ser feito tanto para softwares web como aplicações para desktop. É uma linguagem que, segundo Chaves e Silva (2008), “trabalha em conformidade com a estrutura cliente servidor, na qual, o servidor é responsável por interpretar os scripts que compõem o documento solicitado, transformá-lo em código HTML e enviar o resultado ao cliente que fez a solicitação.” (p. 2). Para o Banco de Dados, foi utilizado o MySQL, que se caracteriza por ser um servidor de banco de dados que utiliza a linguagem SQL, uma das mais populares do mundo, implementado no formato cliente-servidor, formado por servidor e distintos programas clientes e bibliotecas. Segundo Gonzaga e Birckan (2000), discorrendo sobre as características da linguagem, o “SQL é uma linguagem padronizada que torna fácil o armazenamento e acesso de informações. Por exemplo, pode-se usar SQL para recuperar informações de produtos e armazenar informações de clientes para um site Web.” (p. 3) Essas características permitem que o MySQL seja marcado pela velocidade, fluidez, por ser robusto e fácil de usar. Quanto a EAP, sigla para Estrutura Analítica de Projeto, pode ser definida como “um diagrama com diversos níveis hierárquicos, formado pelas atividades que compõem um projeto, visando facilitar o entendimento do mesmo por parte da Equipe de Gerenciamento.” (Gama, Jacubavicius, Formigoni, 2017), tendo como objetivo a divisão do projeto em elementos, permitindo sua análise, monitoração e controle adequados para um controle maior das suas etapas. Resultados e Discussão: Através dos Canvas de Problema e Ideação, foi observado a ausência de solução atuais para marcação de consultas online da Clínica Odontológica da UNIFAMETRO. Estava aberto então uma boa oportunidade de mercado. Foi realizada então a consulta sistema de marcação de consultas existentes, bem como as particularidades da clínica mencionada. Através da definição do escopo do produto e do projeto, analisando que características o sistema deveria ter, que são seus requisitos, e organizando todos de forma analítica numa EAP, foi produzido um MVP com as seguintes características: um sistema web, desenvolvido em PHP, HTML, CSS e Javascript com o banco de dados MySQL. Neste sistema é possível cadastrar os seguintes usuários: cliente, dentista e funcionário, sendo possível para o administrador do sistema gerenciar estes usuários, bem como consultar os mesmos através de uma tabela que mostra todas as informações cadastradas destes, podendo visualizar, editar, excluir ou definir o status do usuário como ativo ou desativado. Quanto as consultas, é possível marcar, visualizar os dados desta consulta, editar, excluir e cancelar consulta. O sistema possui ainda uma opção para gerar relatórios, como de clientes, consultas marcadas, consultas canceladas, dentistas, bem como outros vários filtros de relatório que se adequem melhor ao que o administrador irá requerer. Através da aquisição deste sistema, a clínica poderá ter uma automatização melhor dos seus procedimentos, bem como um canal mais facilitado com o cliente, tendo em vista que a utilização apenas de agendamento presencial gera menos agilidade e deslocamentos desnecessários por parte do cliente. Considerações finais: Portanto, o desenvolvimento deste MVP pode trazer ganhos não só para a Clínica Odontológica da UNIFAMETRO, mas também de nós, alunos da instituição, onde podemos aprender na prática e auxiliar no desenvolvimento dos serviços prestados, bem como contribuir com desenvolvimento de sistemas que proporcionem uma facilitação de procedimentos da comunidade.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2021!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIX Encontro de Iniciação à Pesquisa, VIX Encontro de Monitoria e Iniciação Científica, XI Encontro de Pós-graduação e II Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2021
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Douglas Joca Paiva
Francisco Igor da Costa Meneses
Juliana Pereira Pessoa
Letícia Feitosa de Almeida
Nicoly França Filgueiras
Raphaela Alves Eleuterio Sobral
Sérgio Murilo Costa
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.