PROPOSTA DE UM MVP PARA SISTEMA DE ATENDIMENTO AO CLIENTE PARA A CLÍNICA ODONTÓLOGICA DA UNIFAMETRO

  • Autor
  • Francisco Lima Gadelha Júnior
  • Co-autores
  • Douglas de Lima Pereira , Fábio Henrique Fonseca de Sousa
  • Resumo
  •  

    Introdução: A pandemia da Covid-19 fez acelerar um movimento que estava em crescente no mundo: a virtualização dos serviços. Apesar da praticidade que já existia, muitas pessoas não sabiam como utilizar ou preferiam serviços presenciais. Com a necessidade de isolamento social isso mudou, e agora os serviços pela internet são extremamente necessários. Isso vai de compras online, solicitação de serviços de delivery, até marcação de consultas. Com isso em mente, e tendo em vista a necessidade dos serviços de saúde de serem exemplo nesse momento de crise, o projeto tem como foco uma aplicação de agendamento de consultas online para a clínica da UNIFAMETRO, bem como atendimento ao cliente, buscando uma maior praticidade, fazendo com que o cidadão possa realizar essas tarefas de sua residência, a fim de diminuir filas e o atendimento presencial. Objetivo: Como objetivo geral deste artigo, temos a proposta da construção de um MVP de aplicativo de agendamento de consultas e atendimento ao cliente para a Clínica de Odontologia da UNIFAMETRO. Os objetivos específicos compreendem: entender de maneira prática as etapas necessárias para criação de um sistema; analisar os principais métodos de gerência de projetos; compreender, através da prática, a metodologia necessária para criação de um MVP. Metodologia: Como mencionado anteriormente, o principal foco deste artigo é propor a construção de um MVP. Para isto, se faz necessário explanar brevemente do que se trata esta sigla. MVP, inglês para Minimum Viable Product, podendo ser traduzido para Produto Viável Mínimo, é a forma mais básica possível que um produto possa ter, sendo porém viável a sua utilização para demonstração ao mercado, de desenvolvimento rápido e custos baixos. O principal objetivo do MVP é uma demonstração de uso do sistema inicial para os interessados no mercado, afim de que estes possam dar feedbacks para a aprimoração do produto final. (Santos, 2020) As metodologias utilizadas para desenvolvimento deste MVP incluem o uso da linguagem de programação PHP aliado com HTML, CSS e Javascript, bem como o banco de dados MySQL. Na parte de planejamento, foram utilizados os métodos de gerência de projetos, como confecções de canvas de problemas e ideação, criação de EAP com definição do escopo do produto e do projeto. No desenvolvimento da aplicação, é utilizada a linguagem de programação PHP. Caracteriza-se por programar scripts junto ao servidor, agregada ao HTML, permitindo assim o desenvolvimento de páginas web dinâmicas, podendo o seu desenvolvimento ser feito tanto para softwares web como aplicações para desktop. É uma linguagem que, segundo Chaves e Silva (2008), “trabalha em conformidade com a estrutura cliente servidor, na qual, o servidor é responsável por interpretar os scripts que compõem o documento solicitado, transformá-lo em código HTML e enviar o resultado ao cliente que fez a solicitação.” (p. 2). Para o Banco de Dados, foi utilizado o MySQL, que se caracteriza por ser um servidor de banco de dados que utiliza a linguagem SQL, uma das mais populares do mundo, implementado no formato cliente-servidor, formado por servidor e distintos programas clientes e bibliotecas. Segundo Gonzaga e Birckan (2000), discorrendo sobre as características da linguagem, o “SQL é uma linguagem padronizada que torna fácil o armazenamento e acesso de informações. Por exemplo, pode-se usar SQL para recuperar informações de produtos e armazenar informações de clientes para um site Web.” (p. 3) Essas características permitem que o MySQL seja marcado pela velocidade, fluidez, por ser robusto e fácil de usar. Quanto a EAP, sigla para Estrutura Analítica de Projeto, pode ser definida como “um  diagrama com diversos níveis hierárquicos,   formado   pelas   atividades   que   compõem   um   projeto,   visando   facilitar   o entendimento  do  mesmo  por  parte  da  Equipe  de  Gerenciamento.” (Gama, Jacubavicius, Formigoni, 2017), tendo como objetivo a divisão do projeto em elementos, permitindo sua análise, monitoração e controle adequados para um controle maior das suas etapas.  Resultados e Discussão: Através dos Canvas de Problema e Ideação, foi observado a ausência de solução atuais para marcação de consultas online da Clínica Odontológica da UNIFAMETRO. Estava aberto então uma boa oportunidade de mercado. Foi realizada então a consulta sistema de marcação de consultas existentes, bem como as particularidades da clínica mencionada. Através da definição do escopo do produto e do projeto, analisando que características o sistema deveria ter, que são seus requisitos, e organizando todos de forma analítica numa EAP, foi produzido um MVP com as seguintes características: um sistema web, desenvolvido em PHP, HTML, CSS e Javascript com o banco de dados MySQL. Neste sistema é possível cadastrar os seguintes usuários: cliente, dentista e funcionário, sendo possível para o administrador do sistema gerenciar estes usuários, bem como consultar os mesmos através de uma tabela que mostra todas as informações cadastradas destes, podendo visualizar, editar, excluir ou definir o status do usuário como ativo ou desativado. Quanto as consultas, é possível marcar, visualizar os dados desta consulta, editar, excluir e cancelar consulta. O sistema possui ainda uma opção para gerar relatórios, como de clientes, consultas marcadas, consultas canceladas, dentistas, bem como outros vários filtros de relatório que se adequem melhor ao que o administrador irá requerer. Através da aquisição deste sistema, a clínica poderá ter uma automatização melhor dos seus procedimentos, bem como um canal mais facilitado com o cliente, tendo em vista que a utilização apenas de agendamento presencial gera menos agilidade e deslocamentos desnecessários por parte do cliente. Considerações finais: Portanto, o desenvolvimento deste MVP pode trazer ganhos não só para a Clínica Odontológica da UNIFAMETRO, mas também de nós, alunos da instituição, onde podemos aprender na prática e auxiliar no desenvolvimento dos serviços prestados, bem como contribuir com desenvolvimento de sistemas que proporcionem uma facilitação de procedimentos da comunidade.

     

  • Palavras-chave
  • MVP, desenvolvimento de sistemas, saúde.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Inovação e Inteligência Artificial
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Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2021!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIX Encontro de Iniciação à PesquisaVIX Encontro de Monitoria e Iniciação CientíficaXI Encontro de Pós-graduação e II Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. 

Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.

Boa leitura!

Drª. Denise Moreira Lima Lobo

Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2021

As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.

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  • Análise e Cálculo Estrutural
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  • Bem-estar animal, medicina veterinária preventiva e saúde pública veterinária
  • Business Inteligence Artificial e Sistemas de Apoio à decisão
  • Clínica e biotecnologias aplicadas em medicina veterinária
  • Constituição, Cidadania e Efetivação de Direitos
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  • Direitos Fundamentais, Sustentabilidade e Democracia
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