Introdução: A leishmaniose visceral é uma zoonose causada pelo protozoário Leishmania infantum e transmitida por flebotomíneos do complexo Lutzomyia longipalpis. A Leishmaniose Visceral Canina (LVC) pode apresentar-se como doença assintomática, ou com uma série de sinais clínicos inespecíficos, como apatia, emagrecimento e lesões cutâneas de difícil cicatrização. Objetivo: Aplicar PCR em tempo real (qPCR) para detecção do parasito em amostras de sangue periférico de cães. Métodos: Pacientes caninos (n=43), atendidos no Centro de Medicina Veterinária da UNIFAMETRO, foram submetidos a exame clínico e coleta de sangue, para teste rápido de LVC e para extração de DNA total. O diagnóstico molecular foi feito através de amplificação de kDNA de L. infantum, bem como de mtDNA canino (controle endógeno). Informações acerca do conhecimento prévio do tutor sobre LVC foram coletadas. Resultados: Um total de 41,86% dos pacientes apresentou quadro clínico de debilidade, 51,16%, estado clínico bom e 6,97%, higidez. A maioria dos tutores já tinha conhecimento prévio da patologia e adotavam medidas preventivas. Sete animais (16,27%) apresentaram resultado positivo no teste rápido e um (2,32%) apresentou resultado positivo por qPCR. O produto obtido apresentou valor de Tm similar àquele do controle positivo. Todas as amostras amplificaram mtDNA. Conclusão: Apenas cerca de 2,3% dos pacientes caninos atendidos no bairro da Jacarecanga, no Centro de Medicina Veterinária da UNIFAMETRO, apresentaram resultado positivo no teste molecular para diagnostico da LVC. A utilização de um método mais específico, como o qPCR, possibilita a exclusão de resultados falso-positivos oriundos, especialmente de reação cruzada com outros hemoparasitos.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2021!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIX Encontro de Iniciação à Pesquisa, VIX Encontro de Monitoria e Iniciação Científica, XI Encontro de Pós-graduação e II Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2021
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Douglas Joca Paiva
Francisco Igor da Costa Meneses
Juliana Pereira Pessoa
Letícia Feitosa de Almeida
Nicoly França Filgueiras
Raphaela Alves Eleuterio Sobral
Sérgio Murilo Costa
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.