É comum observar na atualidade que as preparações das cozinhas típicas vêm perdendo certas características histórico-culturais por conta da internacionalização dos mercados, da homogeneização das cozinhas, de uma alimentação mais barata ou mais rápida e pela facilidade de aquisição de novas mercadorias. A alimentação acompanhou todo o processo de evolução, e, por isso, carrega uma bagagem histórica do passado, da comunidade, da região a qual pertence, e, portanto, se faz necessário a sua importância e resgate constante na história. Uma das culturas mais fortes na região do estado do Ceará é a do Caju, que tem uma representatividade importante na economia e no social para região nordeste do Brasil. Este trabalho tem como o principal objetivo realizar uma revisão de literatura demonstrando a importância do produto Caju para o histórico cultural da alimentação na região, destacando sua comercialização, o cenário internacional em produção e comercialização de produtos e as possibilidades de inúmeros produtos para exploração e formas de fabricação da polpa. Na obtenção da base econômica e histórica, foi utilizado nessa pesquisa o método bibliográfico, sendo feita a partir de levantamentos de referências bibliográficas já analisadas e publicadas por meios de eletrônicos como, artigos científicos em bases cientificas como Scielo e Google Acadêmico. Atualmente o Ceará obtém a maior produção de caju em toda a região do país, liderando a exportação e gerando mais de 52 mil empregos na região e 15 mil, essa grande quantidade de produtividade no estado, se dá a espécie cajueiro anão-precoce, no qual é mais resistente as pragas e doenças, permitindo que os frutos possam ser colhidos com as mãos. Com isso conclui-se, uma tentativa de compreensão, através da cultura do caju- Fruto que abrange grandes alternativas de produção, geradoras de emprego e renda.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2021!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIX Encontro de Iniciação à Pesquisa, VIX Encontro de Monitoria e Iniciação Científica, XI Encontro de Pós-graduação e II Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2021
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Douglas Joca Paiva
Francisco Igor da Costa Meneses
Juliana Pereira Pessoa
Letícia Feitosa de Almeida
Nicoly França Filgueiras
Raphaela Alves Eleuterio Sobral
Sérgio Murilo Costa
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.