Introdução: Diante da pandemia de COVID-19, foram vivenciados um dos maiores isolamentos sociais da história da humanidade. Observou-se uma doença com alta taxa de transmissibilidade e pouca informação há época, permitindo com que o patógeno se propagasse de forma rápida. Tal problema, interferiu na continuidade dos tratamentos fisioterapêuticos. Visando a resolução de tais problemas, foram tomadas medidas que viessem minimizar os impactos causados pela pandemia. O COFFITO, que por meio da resolução n° 516, de 20 de março de 2020, elaborou recomendações para os profissionais atuarem durante o isolamento social, através da teleconsulta, telemonitoramento e teleconsultoria. Pacientes com baixos níveis de conhecimento tecnológicos e recursos financeiros, tiveram dificuldades em dar continuidade no tratamento. Objetivo: Destacar as dificuldades impostas pela pandemia à indivíduos que obtiveram baixos recursos materiais e financeiros para dar continuidade ao tratamento por meio da telemedicina. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica apoiada em estudos descritivos, com os achados na biblioteca virtual de saúde: PubMed Central (PMC), SciELO, Clinical key, BVS, utilizando os seguintes descritores: telemedicina, fisioterapia, socioeconômico. Quanto a forma de extração de conteúdo, foram analisados foram publicados em inglês, português e espanhol. Os critérios de inclusão foram pesquisas que abordassem telemedicina e suas dificuldades de utilização por pessoas com baixa condição socioeconômica. Os critérios de exclusão se deram em estudos que não falavam da telemedicina e arquivos pagos, revisões de literatura. O período de publicação dos estudos consultados foi de 2009 a 2021. Resultados e Discussão: Foram observados que a telemedicina se mostrou como uma barreira para os usuários sem conhecimento tecnológicos e baixo recurso financeiro, com isso tiveram que estagnar seus tratamentos. Considerações finais: Conclui-se que a utilização da telemedicina por pessoas com baixa condição socioeconômica pode ser uma barreira entre o profissional e o paciente. A criação de cartilhas educativas, poderiam ser uma alternativa eficaz para minimizar a baixa adesão da telemedicina em populações mais vulneráveis.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2021!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIX Encontro de Iniciação à Pesquisa, VIX Encontro de Monitoria e Iniciação Científica, XI Encontro de Pós-graduação e II Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2021
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Douglas Joca Paiva
Francisco Igor da Costa Meneses
Juliana Pereira Pessoa
Letícia Feitosa de Almeida
Nicoly França Filgueiras
Raphaela Alves Eleuterio Sobral
Sérgio Murilo Costa
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.