Introdução: Maior participação, planejamento contínuo, eficiência e produtividade são alguns dos termos que lembramos quando falamos sobre metodologias ágeis (Oliveira & Pedron, 2021). Esse modelo de gestão é amplamente executado no meio da Tecnologia da Informação (TI) e se faz presente cada vez mais na realidade das equipes de produção e clientes dessa área no Brasil (TIInside, 2019). Partindo disso, observou-se diferentes áreas de trabalho onde o oposto faz-se presente e a eficácia se dilui e se perde devido a má gestão ou ausência dela (Nogueira, 2017) em pontos como: lideranças tóxicas e centralizadoras, má gestão dos processos e recursos, exposição a longas jornadas de trabalho sem foco e pouco produtivas dentre outros (BBC, 2021). Há ainda dados que apresentam o fato de que o excesso na vigília e monitoramento do empregado causam insegurança e indicadores baixos de satisfação no empregado, implicando em baixa produtividade devido ao impacto na autoestima da aplicação do ofício coletivo e/ou individual (Adrion, 2019). A comprovada eficácia na aplicação desses métodos (Exame, 2021), dada a flexibilidade proporcionada dentre outros fatores que impactam na satisfação de clientes e empregados, orienta o presente trabalho científico a replicar boas práticas de métodos ágeis como Scrum e Kanbam em cenários fora da ti onde passam por problemas com mesmas características de equipes dessa área. Objetivo: Pensando em soluções que fossem viáveis de utilização em um meio de trabalho distinto ao da TI onde se requeiram equipes e os indivíduos da equipe desempenham diferentes funções, o esta pesquisa tem por objetivo associar os princípios e as características dos métodos ágeis Kanban e Scrum através de ferramentas gratuitas como Trello e BI na realidade fora do ambiente profissional de TI buscando pontos de afinidade entre esses ambientes de forma a garantir abrangência e efetividade de nossa proposta. Partindo desse objetivo, apresentamos opções de melhorias para, mediante essas hipóteses levantadas, mostrarmos recursos de execução visando transparência, dinamismo e eficácia no ambiente profissional. Metodologia: Nesse ponto do trabalho, aplicou-se a revisão sistemática da literatura utilizando como base as obras de Oliveira & Pedron (2021), Sutherland (2014) e Guedes (2010) para o alcance do objetivo citado. Conforme observamos esses dados, elaboramos uma forma de acompanhamento, atribuição das tarefas. Cada período de realização de atividades (sprint) será desenvolvida pelo período de 1 semana, reuniões semanais com a presença de toda a equipe deverão acontecer para analisar as tarefas realizadas, reportar dificuldades, facilidades e demais dados, também planejar as tarefas da próxima sprint, ponderando a quantidade de horas individuais disponíveis na semana e mensurando a quantidade de horas dedicadas a cada tarefa, dessa forma podendo visualizar a capacidade de trabalho da equipe em todo e qualquer momento, determinado o limite de WIP (acrônimo de Work In Progress ou em português: Trabalho em Progresso) o time poderá aprimorar e desenvolver seu fluxo de trabalho sem exceder sua capacidade. Um aplicativo para celular será desenvolvido onde apresentará as tarefas de realização para o dia presente, todas as tarefas serão apresentadas como um card, cada um deste contendo a pessoa a qual está atribuída a responsabilidade, quantas horas ou dias serão necessários para realizá-la, um local para registro de horas, um campo para cada funcionário especificar seus campos de domínio, também especificando e dedicando 15% do seu horário semanal para auxiliar outros funcionários numa mentoria, por fim, um campo para solicitar mentoria ou ajuda marcando um mentor, nessa parte o funcionário deverá discriminar quantas horas ele mensura que isso dure. Esses cards poderão ser movidos na tela conforme as tarefas forem sendo colocadas em espera ou concluídas. Essa tela estará conectada à supervisão ou chefia do departamento e/ou empresa, funcionários que dependem de tarefas de terceiros serão avisados via notificação no celular quando elas forem concluídas. Resultados e Discussão: Em forma de pesquisa focada na revisão de literatura, aqui encontram-se resultados parciais que consistem em reunir a literatura necessária para o posterior desenvolvimento da pesquisa e a criação das telas das etapas da proposta. Foi elaborado um cronograma que consiste em: dar continuidade à pesquisa mantendo-a intrínseca à futura prática; continuidade na criação de protótipos de telas testes para cada uma das etapas discriminadas; reuniões de alinhamento para ser garantida a transparência acerca do que está sendo feito sobre a pesquisa. Considerações Finais: Como ainda há uma realidade pandêmica onde a pesquisa in loco apresenta limites a serem respeitados e dificuldades para se concretizarem, será dada continuação ao cronograma de pesquisa apresentado ao passo que será elaborado um cronograma de execução enquanto aguarda-se pelo momento mais seguro em termos de biossegurança para pô-lo em prática. Pretende-se ainda realizar pesquisa subsequente para elaborar uma etapa dentro dessa abordagem onde a interpessoalidade no ambiente de trabalho seja mais valorizada. Dado o período de isolamento vivenciado em 2020 e 2021 isso tem sido um desafio profissional recorrente (Kurimoto, 2020). Nesse ponto, visa-se prevenir ou amenizar conflitos onde as pessoas estarão em maior contato podendo conhecer hábitos alheios, negociar ou renegociar regras e limites dentre outros.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2021!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIX Encontro de Iniciação à Pesquisa, VIX Encontro de Monitoria e Iniciação Científica, XI Encontro de Pós-graduação e II Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2021
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Douglas Joca Paiva
Francisco Igor da Costa Meneses
Juliana Pereira Pessoa
Letícia Feitosa de Almeida
Nicoly França Filgueiras
Raphaela Alves Eleuterio Sobral
Sérgio Murilo Costa
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.