Introdução: Os recém nascidos possuem o sistema digestivo frágil, o colostro fornece componentes essenciais para a maturação desse organismo. Haja vista esta substância vêm sendo defendida por possuir funções terapêuticas contra infecções e alergias. Sabe-se que a colostroterapia estimula uma tempestade de citocinas anti-inflamatórias no organismo do bebê além de possuir lactoferrina conhecida como um antibiótico natural, probióticos e prebióticos, antioxidantes, leucócitos e anticorpos Objetivo: Avaliar os benefícios da colostroterapia orofaríngea em recém nascidos prematuros Métodos: Trata-se de uma revisão de literatura a
partir das bases de dados SCIELO, PUBMED, por meio dos descritores ‘Colostro; Colostroterapia orofaríngea; Recém nascidos prematuros’’, nos idiomas, português, espanhol e inglês. Foram selecionados 5 artigos entre os anos de 2016 a 2021. Resultados: Vários estudos demonstraram os efeitos positivos da colostroterapia orofaríngea diante das prematuridades de bebês, tornando-se significativo na modulação do tratamento dessa condição. Considerações finais: As ações de proteção observadas através colostroterapia orofaríngea na resposta imune do recém-nascido foram justificadas tanto por meio da redução de complicações severas como infecções e alergias, doença primária do trato gastrointestinal, considerada pela maioria dos estudos investigados, como principal responsável pela mortalidade de recém-nascidos prematuros, como pela redução do período de internamento hospitalar e adiantamento de uma dieta enteral plena, dentre outras constatações.
Palavras-chave: Colostro; Colostroterapia orofaríngea; Recém nascidos prematuros.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2021!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIX Encontro de Iniciação à Pesquisa, VIX Encontro de Monitoria e Iniciação Científica, XI Encontro de Pós-graduação e II Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2021
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Douglas Joca Paiva
Francisco Igor da Costa Meneses
Juliana Pereira Pessoa
Letícia Feitosa de Almeida
Nicoly França Filgueiras
Raphaela Alves Eleuterio Sobral
Sérgio Murilo Costa
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.