Introdução: O câncer de mama é a neoplasia mais frequentemente diagnosticada em mulheres, caracterizando-se como um problema de saúde pública mundial em razão de sua elevada incidência e morbimortalidade. Segundo o Observatório Global de Câncer, foram estimados 2,2 milhões de novos casos e 655 mil óbitos pela patologia em 2020. Mundialmente, o tipo de câncer mais incidente nas mulheres é o de mama, equivalente a 25,2% do total de novos casos, já nos homens, é mais raro, com um registro para cada 100 casos femininos. No Brasil, no início da década de 2000, o movimento Outubro Rosa ganhou uma maior adesão da sociedade e é hoje uma das campanhas mais influente da área da saúde. A detecção precoce do câncer de mama objetiva a identificação da doença em fase inicial, por meio do diagnóstico precoce, estratégias de prevenção dirigida às mulheres com sinais e sintomas suspeitos da doença, rastreamento mamográfico, exames de rotina em mulheres assintomáticas em faixa etária e regularidade definida. Um dos desafios do profissional no contexto da atenção à saúde tem relação com as ações direcionadas ao rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de mama, independentemente do tipo de unidade básica em que ele desenvolva seus trabalhos. As recentes diretrizes do Ministério da Saúde (MS) recomendam que para detecção precoce do câncer de mama a unidade primária de saúde deve ser considerada um dos primeiros locais de assistência, contemplando estratégias de conscientização sobre a doença, a identificação dos principais sinais e sintomas e a importância da mamografia bienal para as mulheres entre 50 a 69 anos. Conforme o Ministério da Saúde, o autoexame das mamas e o seu exame clínico não são indicados como método de rastreamento, o entanto, é recomendado que essas ações sejam integradas às abordagens educativas para estímulo às mulheres quanto o conhecimento do seu próprio corpo. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicas durante estágio fisioterapêutico na atenção primária quanto o uso da sala de espera como estratégia educativa na prevenção ao câncer de mama. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, classificado como relato de experiência, baseado nas vivências de alunas sobre uma sala de espera planejada e executada durante período de estágio acadêmico em uma unidade de saúde localizada na cidade de Fortaleza-CE, durante o ano de 2021. Durante a realização da sala de espera sobre a prevenção do câncer de mama, foram confeccionados panfletos, folders, cartazes, banner e foi exibido uma peça de caráter informativo sobre a importância da prevenção anual para mulheres acima dos 40 anos de idade. Os materiais englobaram uma visão geral sobre a temática, incluindo sinais e sintomas, causas, tratamento, prevenção e curiosidades, ao final foi dado a possibilidade para esclarecer as dúvidas sobre a patologia abordada. A dinâmica foi apresentada em todos os ambientes da unidade de saúde, todo o conteúdo descrito foi baseado em artigos científicos atualizados e pertinentes a temática proposta. Resultados e Discussão: O público que integrou a sala de espera era composto, em sua maioria, por usuários da própria unidade de saúde, com diferentes faixas etárias, tendo em sua grande maioria, mulheres e adolescentes. No decorrer da realização da ação educativa foi relatado pela população algumas dúvidas sobre como realizar de forma correta o autoexame nas mamas e a partir de qual idade é necessário fazer a prevenção ginecológica. A experiência propiciada pela sala de espera, predispôs as estagiárias um maior conhecimento sobre a doença abordada, um melhor desempenho na oratória em público e maior exercício na aplicação da prevenção e humanização dentro do serviço de saúde pública. Ademais, essa vivência mostrou às acadêmicas uma percepção quanto à deficiência de informações que a comunidade apresentou relacionado ao tema exposto. Baseado na visão das estagiárias, essas atividades práticas de prevenção e promoção a saúde podem vir a favorecer um aumento na qualidade de vida, redução dos agravos em saúde e um maior esclarecimento sobre a patologia entre a população alvo. Conforme a literatura, o uso da sala de espera é uma estratégia relevante para orientar, prevenir e promover saúde. No entanto, essa estratégia é explorada de forma limitada pelos profissionais e estagiários, sendo pouco utilizados recursos lúdicos, para que assim, reduzam as distrações dos usuários. Considerações finais: A experiência relatada contribuiu para conhecimento acadêmico e profissional das discentes, com a aplicação de estratégias didáticas e de modo a favorecer uma maior compreensão sobre o conteúdo dissertado. A aplicação de estratégias didáticas e preventivas, cooperam com o profissional da saúde a levar informação aos variados níveis de público presente na unidade básica de saúde, tornando-se aliadas no processo de educação e promoção em saúde, viabilizando assim, resultados positivos na qualidade de vida dos usuários.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2022!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do X Encontro de Iniciação à Pesquisa, X Encontro de Monitoria, XII Encontro de Pós-graduação e III Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2022
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2022/artigos
Comissão Organizadora
Juliana Pereira Pessoa
Thalita Rodrigues
Thaiane Bezerra
Arlan Diego Alencar Freitas
Ricardo Junior
Fábio Júnior Braga
Murilo Costa
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Laiza Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Lucas Souza
Roberta Mable Rabelo Sampaio Mapurunga
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018