Introdução: Postura é um termo definido como uma posição ou atitude do corpo, relacionada a uma distribuição nas estruturas corporais para realização de uma ação específica ou uma maneira característica de sustentar o próprio corpo. A infância é um período determinante para o desenvolvimento musculoesquelético do indivíduo, com maior probabilidade de prevenção e de tratamento das modificações posturais. Desse modo, as posturas estáticas e dinâmicas são observadas como um problema de saúde pública, pois estas podem vir a ocasionar disfunções na coluna vertebral, tornando-se um fator predisponente às condições degenerativas da coluna na fase adulta. Assim, iniciando a caracterização postural como forma preventiva nos primeiros anos escolares, as crianças podem aprender a estabelecer posturas adequadas de movimento, evitando padrões incorretos e hábitos inadequados. Ademais, essas estratégias possibilitam a promoção de ações em saúde no decorrer da vida escolar, de modo que um grande percentual da população infantil seja conscientizada. A fase da infância corresponde aquela em que as crianças frequentam o ambiente escolar e permanecem por longos períodos sentados e, na maioria das vezes, em mobiliários inadequados. Associado a esses fatores ainda podemos incluir os aspectos relacionados a um estilo de vida mais sedentário, facilitando assim, o surgimento de disfunções posturais. Baseado no exposto, acredita-se que esse problema ganha importância à medida em que às evidências apontam a incidência de alterações influenciadas por fatores comumente associados à rotina escolar, peso das mochilas, estado emocional, capacidade física, meios de transportes e também a hereditariedade e excesso de peso corporal. Diante desses fatores há necessidade de serem tomadas medidas preventivas no que diz respeito à avaliação precoce das possíveis alterações posturais e à educação das crianças sobre as posturas corretas ao estudar, ao transportar objetos escolares e ao realizar exercícios físicos, de modo a evitar comprometimento do sistema musculoesquelético. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicas, durante estágio fisioterapêutico na atenção primária, quanto a abordagem educativa em saúde nas posturas de crianças de 07 a 11 anos em uma escola da rede pública de ensino. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, classificado como relato de experiência, baseado nas vivências de alunas sobre uma ação de promoção à saúde em crianças de uma escola da rede pública de ensino, localizada em Fortaleza-CE, durante período de estágio acadêmico no ano de 2021. Foram realizadas palestras de orientação à saúde nas salas de aula, sendo utilizado como material educativo a confecção de panfletos, cartazes e jogos lúdicos. Os materiais englobaram uma visão geral sobre a temática, incluindo orientações posturais, prevenção e curiosidades, sendo dada a oportunidade das crianças interagirem sobre a temática proposta, por meio de jogos. A dinâmica foi exposta nas salas de aula que tivessem crianças com as idades entre 7 à 11 anos. Todo o conteúdo desenvolvido foi baseado em evidências científicas atualizadas quanto a temática proposta. Resultados e Discussão: O público participante da ação foi composto por crianças entre 07 a 11 anos de idade, do 1° ao 5° ano do ensino fundamental. Durante a aplicação da atividade educativa foi relatado pelos participantes diversas dúvidas sobre o tema em relação de como transportar corretamente as mochilas com rodas. Conhecimentos e experiências foram trocados entre uma dinâmica e outra, gerando interação do profissional com as crianças através de jogos lúdicos relacionados à temática. A experiência gerada pela ação de promoção à saúde, permitiu as alunas uma maior compreensão sobre o conteúdo apresentado, um melhor desempenho ao falar em público, uma postura mais adequada e uma maior experiência na conscientização dentro do ambiente escolar. Essa vivência permitiu uma ampla percepção quanto à necessidade de orientar e informar sobre os benefícios da postura adequada na prevenção de dores musculares e suas consequências nas atividades de vida diária e na idade futura. A partir do olhar das estagiárias, acredita-se que essa ação possa vir a auxiliar em uma melhora na qualidade de vida, redução de possíveis agravos em saúde e uma maior disseminação de informações corretas sobre a postura apropriada dentro da sala de aula. Contudo, a mesma, ainda é pouco explorada pelos profissionais e estagiários. Diante do evidenciado, seria relevante um maior número de ações voltadas para as escolas de rede pública com o intuito de reforçar a importância significativa da conscientização postural de crianças na fase do desenvolvimento. Considerações finais: A vivência relatada contribuiu positivamente para formação acadêmica e profissional das estagiárias, proporcionando uma melhor comunicação com o público, desenvoltura, experiência e um maior conhecimento sobre o conteúdo abordado. Percebeu-se uma grande carência de informações a respeito de cuidados individuais e coletivos à postura infantil, evidenciando assim uma importância na disseminação de informações verídicas e com uso de recursos mais lúdicos.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2022!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do X Encontro de Iniciação à Pesquisa, X Encontro de Monitoria, XII Encontro de Pós-graduação e III Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2022
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2022/artigos
Comissão Organizadora
Juliana Pereira Pessoa
Thalita Rodrigues
Thaiane Bezerra
Arlan Diego Alencar Freitas
Ricardo Junior
Fábio Júnior Braga
Murilo Costa
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Laiza Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Lucas Souza
Roberta Mable Rabelo Sampaio Mapurunga
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018