Introdução: A ansiedade relacionada à Odontologia denomina-se Odontofobia, seus aspectos atuam influenciando na saúde oral dos indivíduos, na qual apresentam patologias não tratadas e necessidade de tratamento odontológico. O sentimento de ansiedade ou medo diante do tratamento odontológico tem sido denominado de ansiedade odontológica, cuja intensidade varia de um paciente para outro ou até no mesmo paciente, em função do tipo de procedimento a ser realizado. Objetivo: O objetivo geral deste trabalho será avaliar a incidência da ansiedade e os fatores associados durante atendimento odontológico, através de estudos clínicos e pesquisas realizadas anteriormente que se encontram disponíveis na literatura. Métodos: O estudo é caracterizado como uma revisão de literatura, foram utilizados métodos de pesquisa e leitura de artigos disponíveis em ferramentas de informações científicas como PUBMED, utilizando os descritores: “Dental Care”, “Anxiety” e “Dentistry” cadastrados no DeCS e meSH. Resultados: A ansiedade afeta de forma significativa a conduta clínica e tem impacto negativo no desenvolvimento de procedimentos futuros, afetando a qualidade de vida e saúde bucal do paciente. Os níveis de ansiedade variam de acordo com o procedimento a ser realizado e condições individuais relacionadas aos pacientes submetidos a tratamentos odontológicos. Considerações Finais: Tornar a consulta odontológica mais eficaz e menos estressante é uma estratégia importante no manejo de pacientes ansiosos, o olhar atento do cirurgião-dentista possibilita lançar mão de uma abordagem clínica e conduta individualizada favorecendo o prognóstico e o atendimento.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2022!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do X Encontro de Iniciação à Pesquisa, X Encontro de Monitoria, XII Encontro de Pós-graduação e III Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2022
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2022/artigos
Comissão Organizadora
Juliana Pereira Pessoa
Thalita Rodrigues
Thaiane Bezerra
Arlan Diego Alencar Freitas
Ricardo Junior
Fábio Júnior Braga
Murilo Costa
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Laiza Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Lucas Souza
Roberta Mable Rabelo Sampaio Mapurunga
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018