Introdução: A monitoria é um conhecimento ao monitor e aos alunos monitorados, aplicada para auxílio do professor e dos matriculados na disciplina. Prepara o monitor para uma futura docência e desenvolve nele habilidades para fala, criações, interações e aprendizagem. Podem ser criadas dinâmicas através do professor e do monitor, a fim de melhorar o aprendizado da disciplina. O Body Paint ou Pintura Corporal, é aprender anatomia palpatória de forma dinâmica, divertida e descontraída, além de oferecer aproximação da turma, a motivação e abordagens agradáveis. Objetivo: O objetivo desse relato de experiência é ressaltar que o body paint como estratégia de aprendizagem é um grande aliado aplicado ao modelo de ensino atual. Metodologia: O estudo é do tipo relato de experiência, com buscas realizadas através da base de dados Scielo, pelo buscador acadêmico Google Acadêmico e pelo portal PubMed. Utilizando os descritores Monitoria Acadêmica, Pintura Corporal, Anatomia Palpatória e Classroom, todos pesquisados também na língua inglesa. Resultados: Os alunos adquirem capacidade de compreender fundamentos diferentes e experimentar de um programa que contribui para o processo de ensino e aprendizagem. A pintura corporal aplicada como ferramenta de facilitação do aprendizado se mostra um material de baixo custo, podendo ser realizado em vários âmbitos, as tintas são baratas e os pincéis são fáceis de ser encontrados ou até produzidos, se mostra como uma vantagem ao comparado com livros de difícil acesso. O body paint ajuda os alunos a integrar os livros didáticos aos conhecimentos da vida real, compreender profundamente sobre como é o funcionamento do corpo humano. Considerações Finais: A pintura Corporal se qualifica nas aulas práticas de anatomia palpatória como uma ferramenta de novas perspectivas, se mostrando como uma atividade prática e bom aproveitamento.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2022!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do X Encontro de Iniciação à Pesquisa, X Encontro de Monitoria, XII Encontro de Pós-graduação e III Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2022
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2022/artigos
Comissão Organizadora
Juliana Pereira Pessoa
Thalita Rodrigues
Thaiane Bezerra
Arlan Diego Alencar Freitas
Ricardo Junior
Fábio Júnior Braga
Murilo Costa
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Laiza Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Lucas Souza
Roberta Mable Rabelo Sampaio Mapurunga
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018