Introdução: A qualidade de vida relacionada a condição bucal não está associada somente em dor e desconforto, mas está diretamente ligada nos aspectos psicológicos e sociais, tais como fisionomia pessoal, comunicação e interação social. Reabilitar integralmente um paciente exige harmonia dentro de áreas odontológicas bastante específicas, contemplando um plano de tratamento exímio. Os benefícios dessa abordagem global podem ser notados como satisfatórios ao final de todo o processo, com o restabelecimento integral da saúde oral e sistêmica do paciente. Objetivo: Avaliar o impacto da reabilitação oral protética na qualidade de vida do paciente, por meio de uma revisão de literatura. Métodos: A fundamentação teórica para realização do presente estudo foi através de uma revisão de literatura, que teve como pesquisa nas bases de dados: BVS, LILACS e PubMed, utilizando os descritores: “prótese dentária”, “qualidade de vida”, “reabilitação bucal” e “saúde bucal”, sendo selecionados 7 artigos. Resultados: A relação da saúde bucal com a qualidade de vida pode ser facilmente observada após uma reabilitação oral adequada os idosos, onde estes se tornam mais comunicativos, mais participativos, mais proativos, com maior autoestima, capazes de refletir sobre a sua qualidade de vida, e de realizar o autocuidado em saúde. Considerações finais: Conclui-se que a qualidade de vida e a e a percepção de si próprio, principalmente de pacientes idosos, podem ser melhoradas pela qualidade das próteses dentárias utilizadas.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2022!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do X Encontro de Iniciação à Pesquisa, X Encontro de Monitoria, XII Encontro de Pós-graduação e III Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2022
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2022/artigos
Comissão Organizadora
Juliana Pereira Pessoa
Thalita Rodrigues
Thaiane Bezerra
Arlan Diego Alencar Freitas
Ricardo Junior
Fábio Júnior Braga
Murilo Costa
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Laiza Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Lucas Souza
Roberta Mable Rabelo Sampaio Mapurunga
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018