CONTRIBUIÇÃO DE ATENDIMENTOS A COMUNIDADE COM DOENÇAS REUMATOLÓGICAS PARA A VIVÊNCIA PRÁTICA EM FISIOTERAPIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Larissa Pinheiro Ferreira
  • Co-autores
  • Kerlen Walessa Eduardo Brasil , Naiana Gonçalves Bittencourt Vieira , Rinna Rocha Lopes
  • Resumo
  •  

    Introdução: O projeto de extensão durante a vivência acadêmica, proporciona ao aluno novas experiências que contribuem para o aperfeiçoamento profissional e pessoal. A prática clínica tem um importante significado quanto ao desenvolvimento de condutas corretas, a elaborar e executar o plano terapêutico de cada paciente, dispondo assim, a prática do que foi vivenciado na teoria. Segundo o estudo de PIRES et, al. (2018) a atuação do aluno na extensão, viabiliza o contato direto com o paciente, o que o permite desenvolver suas habilidades e o favorece um maior aprendizado. Esse primeiro contato também contribui positivamente na relação fisioterapeuta/paciente, onde o discente amplia o olhar quanto ao tratamento humanizado. Objetivo: Relatar a experiência do primeiro contato com pacientes por meio de um projeto de extensão. Metodologia: O presente trabalho trata-se de um relato de experiência vivenciado por acadêmicos de Fisioterapia no projeto de extensão intitulado: "Clínica da Dor", na clínica escola do Centro Universitário Fametro em Fortaleza, Ceará. O processo seletivo de ingresso se deu por meio de uma análise do histórico acadêmico e uma entrevista com os discentes.  Eram 16 vagas, onde os acadêmicos se dividiram em duplas para realizar o atendimento ao paciente, cada uma dessas duplas ficaram com dois pacientes, onde eles eram atendidos duas vezes por semana, nos dias de quinta-feira e sexta-feira, o projeto iniciou no dia 20 de agosto e encerrou no dia 03 de dezembro. Os acadêmicos contavam sempre com a presença das orientadoras do projeto durante os atendimentos, para o esclarecimento de dúvidas e supervisão. A clínica dispunha de todos os equipamentos e o espaço necessário que os acadêmicos precisavam para prestar um bom atendimento; os atendimentos iniciaram primeiramente com uma avaliação dos pacientes, onde por meio disso era traçado todo o plano de tratamento baseado na patologia de cada paciente. Resultados e Discussão: No projeto os alunos se dividiram em duplas, cada dupla atendeu dois pacientes escolhidos de forma aleatória pelas professoras orientadoras, os atendimentos ocorreram em dois dias na semana, sendo 40 minutos o tempo estipulado para cada. Foi a primeira vez em que as alunas tiveram contato com pacientes no quesito de atendimento, de início ambas apresentaram receio, nervosismo e muitas dúvidas, do que poderiam realizar com as pacientes e como alcançariam evolução em seus casos, porém com poucos atendimentos ambas já se apresentavam mais confiantes e possuíam um objetivo melhor traçado, além disso também houve um aprimoramento e familiarização com o preenchimento dos prontuários, algo nunca feito antes pelas acadêmicas. O apoio das professoras orientadoras do projeto ajudaram muito no desenvolvimento das estudantes, pois ambas sempre buscavam dar dicas e ideias de abordagens diferenciadas e novos métodos que poderiam ser utilizados em diferentes casos, sempre atentas às nossas necessidades e dispostas a ouvir e orientá-los da melhor forma. Durante o projeto foram realizadas buscas em bibliografias para haver maior conhecimento das patologias, sintomatologia da doença e possíveis abordagens a serem aplicadas, no início do projeto foi produzido um vídeo demonstrando alguns alongamentos, exercícios e orientações para as pacientes, ao final do projeto foram elaborado 2 vídeos, um para cada paciente, demonstrando alongamentos e exercícios que podem ser realizados a domicílio, cada exercício seguia com orientações, e por fim foram elaboradas 2 cartilhas educativas abordando a importância do exercício físico regular. Considerações finais: Portanto, conclui-se que a experiência vivenciada pelas discentes, foi positiva e enriquecedora. Visto que todas desenvolveram melhor suas habilidades com o público e de raciocínio clínico. Durante os atendimentos as alunas mostraram-se mais confiantes e conseguiram aplicar melhor as técnicas terapêuticas já estudadas, além do mais, houve melhora da organização e planejamento, principalmente da conduta durante o atendimento. A vivência foi de extremo ganho pessoal e acadêmico, inclusive proporcionando um olhar mais aperfeiçoado para futuros estágios e experiências com o público. 

     

  • Palavras-chave
  • Área de Atendimento em Saúde, Prática Clínica Baseada em Evidências, Fisioterapia.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Processo de Cuidar
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Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2022!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do X Encontro de Iniciação à Pesquisa, X Encontro de Monitoria, XII Encontro de Pós-graduação e III Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.

Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.

Boa leitura!

Drª. Denise Moreira Lima Lobo

Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2022

As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2022/artigos

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