Introdução: O projeto de extensão durante a vivência acadêmica, proporciona ao aluno novas experiências que contribuem para o aperfeiçoamento profissional e pessoal. A prática clínica tem um importante significado quanto ao desenvolvimento de condutas corretas, a elaborar e executar o plano terapêutico de cada paciente, dispondo assim, a prática do que foi vivenciado na teoria. Segundo o estudo de PIRES et, al. (2018) a atuação do aluno na extensão, viabiliza o contato direto com o paciente, o que o permite desenvolver suas habilidades e o favorece um maior aprendizado. Esse primeiro contato também contribui positivamente na relação fisioterapeuta/paciente, onde o discente amplia o olhar quanto ao tratamento humanizado. Objetivo: Relatar a experiência do primeiro contato com pacientes por meio de um projeto de extensão. Metodologia: O presente trabalho trata-se de um relato de experiência vivenciado por acadêmicos de Fisioterapia no projeto de extensão intitulado: "Clínica da Dor", na clínica escola do Centro Universitário Fametro em Fortaleza, Ceará. O processo seletivo de ingresso se deu por meio de uma análise do histórico acadêmico e uma entrevista com os discentes. Eram 16 vagas, onde os acadêmicos se dividiram em duplas para realizar o atendimento ao paciente, cada uma dessas duplas ficaram com dois pacientes, onde eles eram atendidos duas vezes por semana, nos dias de quinta-feira e sexta-feira, o projeto iniciou no dia 20 de agosto e encerrou no dia 03 de dezembro. Os acadêmicos contavam sempre com a presença das orientadoras do projeto durante os atendimentos, para o esclarecimento de dúvidas e supervisão. A clínica dispunha de todos os equipamentos e o espaço necessário que os acadêmicos precisavam para prestar um bom atendimento; os atendimentos iniciaram primeiramente com uma avaliação dos pacientes, onde por meio disso era traçado todo o plano de tratamento baseado na patologia de cada paciente. Resultados e Discussão: No projeto os alunos se dividiram em duplas, cada dupla atendeu dois pacientes escolhidos de forma aleatória pelas professoras orientadoras, os atendimentos ocorreram em dois dias na semana, sendo 40 minutos o tempo estipulado para cada. Foi a primeira vez em que as alunas tiveram contato com pacientes no quesito de atendimento, de início ambas apresentaram receio, nervosismo e muitas dúvidas, do que poderiam realizar com as pacientes e como alcançariam evolução em seus casos, porém com poucos atendimentos ambas já se apresentavam mais confiantes e possuíam um objetivo melhor traçado, além disso também houve um aprimoramento e familiarização com o preenchimento dos prontuários, algo nunca feito antes pelas acadêmicas. O apoio das professoras orientadoras do projeto ajudaram muito no desenvolvimento das estudantes, pois ambas sempre buscavam dar dicas e ideias de abordagens diferenciadas e novos métodos que poderiam ser utilizados em diferentes casos, sempre atentas às nossas necessidades e dispostas a ouvir e orientá-los da melhor forma. Durante o projeto foram realizadas buscas em bibliografias para haver maior conhecimento das patologias, sintomatologia da doença e possíveis abordagens a serem aplicadas, no início do projeto foi produzido um vídeo demonstrando alguns alongamentos, exercícios e orientações para as pacientes, ao final do projeto foram elaborado 2 vídeos, um para cada paciente, demonstrando alongamentos e exercícios que podem ser realizados a domicílio, cada exercício seguia com orientações, e por fim foram elaboradas 2 cartilhas educativas abordando a importância do exercício físico regular. Considerações finais: Portanto, conclui-se que a experiência vivenciada pelas discentes, foi positiva e enriquecedora. Visto que todas desenvolveram melhor suas habilidades com o público e de raciocínio clínico. Durante os atendimentos as alunas mostraram-se mais confiantes e conseguiram aplicar melhor as técnicas terapêuticas já estudadas, além do mais, houve melhora da organização e planejamento, principalmente da conduta durante o atendimento. A vivência foi de extremo ganho pessoal e acadêmico, inclusive proporcionando um olhar mais aperfeiçoado para futuros estágios e experiências com o público.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2022!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do X Encontro de Iniciação à Pesquisa, X Encontro de Monitoria, XII Encontro de Pós-graduação e III Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2022
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2022/artigos
Comissão Organizadora
Juliana Pereira Pessoa
Thalita Rodrigues
Thaiane Bezerra
Arlan Diego Alencar Freitas
Ricardo Junior
Fábio Júnior Braga
Murilo Costa
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Laiza Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Lucas Souza
Roberta Mable Rabelo Sampaio Mapurunga
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018