A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

  • Autor
  • Acássia Nicole Rodrigues da Costa
  • Co-autores
  • Francisca Elissandra Miranda Diniz , Maria Vitória Vidal de Castro , Isabela Freitas Sousa , Angelina do Nascimento Silva
  • Resumo
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    Introdução: O uso do lúdico é primordial no processo de alfabetização e letramento, uma vez que através dele as crianças aprendem de forma divertida e significativa. Atualmente, o lúdico vem sendo bastante utilizado nas mais diversas áreas do conhecimento e muitos educadores tem defendido o uso dessa ferramenta, como auxiliar no processo pedagógico, pois a mesma aponta inúmeras vantagens tais como promover a interatividade, criatividade, aguçar a curiosidade, promover discussões e aprendizado. Através do lúdico, desperta-se na criança o desejo de aprender, a curiosidade, a alegria, a socialização, facilitando a aquisição da língua escrita e dos conhecimentos propostos pelo professor e sua interação com o meio em que vive. Portanto, dar enfoque ao lúdico no processo de alfabetização favorece a autoestima da criança, o acolhimento e a interação de seus pares, propiciando situações de aprendizagem e desenvolvimento de suas capacidades cognitivas, afetivas, sociais e motoras. Nesse sentido, o presente estudo buscou compreender as contribuições do lúdico para a aquisição da língua escrita. Vale ainda destacar que o interesse pelo tema, surgiu a partir das vivências no Estágio Supervisionado e durante as discussões nas disciplinas de Educação Infantil, Literatura e Alfabetização e Letramento. Acreditamos na relevância desse estudo, uma vez que se faz necessário que o professor compreenda o quanto as atividades lúdicas podem promover a motivação e estímulo na aquisição da leitura e escrita, bem como interação e socialização das crianças.    Objetivo:  Analisar a importância do lúdico no processo de alfabetização e letramento da criança. Metodologia: Na realização desse trabalho utilizamos a pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, para tanto discutimos e relacionamos textos, artigos de alguns autores, tais como Kishimoto (2000), Piaget (1975), Santos (2004), Soares (2005) os quais salientam uma visão sobre o lúdico, jogos e brincadeiras, a alfabetização e o letramento. Resultados e Discussão: A aquisição da escrita pela criança é um dos assuntos mais debatidos no cenário educacional. Para que a criança desenvolva o sistema de escrita e o compreenda, é necessário que o professor entenda como ocorre seu processo de maturação, pois de acordo com Soares (2005) não basta que o aluno aprenda a codificar e decodificar o sistema de escrita alfabética, mas compreenda a sua função social. Vale destacar que o processo de alfabetização e letramento é algo complexo e que requer do educador conhecimento sobre o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança, bem como seu processo cultural e histórico os quais contribuem ou interferem na aquisição da língua escrita. Para tanto, faz necessário que o educador além de entender a função social da escrita e sua aquisição pela criança, utilize de recursos pedagógicos como jogos e práticas diversificadas de ensino para que ocorra uma aprendizagem prazerosa e significativa. Nesse sentido, ressaltamos a importância do uso de jogos para a alfabetização e letramento da criança. Os jogos promovem a interação, a ludicidade, a socialização, a atenção, a percepção, a comunicação, a expressividade, a emoção, o raciocínio lógico e englobam diversas áreas do conhecimento. Corroboramos com Magalhães e Junior (2012) ao apontar algumas contribuições na apropriação da língua por meio do trabalho com jogos:Se, para criança, a escrita é uma atividade complexa, o jogo, ao contrário, é um comportamento ativo cuja estrutura ajuda na apropriação motora necessária para a escrita”. Ressaltamos ainda Piaget (1975) ao destacar que as técnicas lúdicas não são apenas para entretenimento, para gastar a energia das crianças, mas são formas de enriquecer o desenvolvimento intelectual. Acreditamos que a ludicidade possui grande relevância no desenvolvimento infantil e no processo de alfabetização e letramento, uma vez que estabelece relações de concentração, autonomia, regras de convivência, socialização, motricidade e desenvolvimento das competências socioemocionais. Considerações finais: Com base no exposto, enfatizamos que para o aluno desenvolver suas hipóteses alfabéticas, necessita de situações desafiadoras, que o estimule e oportunize a construção de novas aprendizagens que sejam significativas. É por meio da interação que o sujeito desenvolve sua aprendizagem e elabora o seu pensamento. Portanto, não basta apenas o contato com o material escrito, mas práticas pedagógicas que o desafie e promova aprendizagem. Vale ainda salientar que as principais habilidades de todo o processo de escolarização fundamentam-se em ler, escrever e realizar operações matemáticas básicas. Para tanto, enfatizamos a importância do educador compreender d desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático pela criança, desde o senso numérico (sistema primário) até a aprendizagem da matemática formal (sistema secundário) para que desenvolva no aluno habilidades lógico- matemáticas que estejam relacionadas a sua vida diária. Nesse sentido, enfatizamos a importância dos jogos no processo de alfabetização e letramento das crianças de forma lúdica e significativa.

     

  • Palavras-chave
  • Educação; Alfabetização e letramento; Ludicidade.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação
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Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2022!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do X Encontro de Iniciação à Pesquisa, X Encontro de Monitoria, XII Encontro de Pós-graduação e III Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.

Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.

Boa leitura!

Drª. Denise Moreira Lima Lobo

Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2022

As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2022/artigos

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