Introdução: O uso do lúdico é primordial no processo de alfabetização e letramento, uma vez que através dele as crianças aprendem de forma divertida e significativa. Atualmente, o lúdico vem sendo bastante utilizado nas mais diversas áreas do conhecimento e muitos educadores tem defendido o uso dessa ferramenta, como auxiliar no processo pedagógico, pois a mesma aponta inúmeras vantagens tais como promover a interatividade, criatividade, aguçar a curiosidade, promover discussões e aprendizado. Através do lúdico, desperta-se na criança o desejo de aprender, a curiosidade, a alegria, a socialização, facilitando a aquisição da língua escrita e dos conhecimentos propostos pelo professor e sua interação com o meio em que vive. Portanto, dar enfoque ao lúdico no processo de alfabetização favorece a autoestima da criança, o acolhimento e a interação de seus pares, propiciando situações de aprendizagem e desenvolvimento de suas capacidades cognitivas, afetivas, sociais e motoras. Nesse sentido, o presente estudo buscou compreender as contribuições do lúdico para a aquisição da língua escrita. Vale ainda destacar que o interesse pelo tema, surgiu a partir das vivências no Estágio Supervisionado e durante as discussões nas disciplinas de Educação Infantil, Literatura e Alfabetização e Letramento. Acreditamos na relevância desse estudo, uma vez que se faz necessário que o professor compreenda o quanto as atividades lúdicas podem promover a motivação e estímulo na aquisição da leitura e escrita, bem como interação e socialização das crianças. Objetivo: Analisar a importância do lúdico no processo de alfabetização e letramento da criança. Metodologia: Na realização desse trabalho utilizamos a pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, para tanto discutimos e relacionamos textos, artigos de alguns autores, tais como Kishimoto (2000), Piaget (1975), Santos (2004), Soares (2005) os quais salientam uma visão sobre o lúdico, jogos e brincadeiras, a alfabetização e o letramento. Resultados e Discussão: A aquisição da escrita pela criança é um dos assuntos mais debatidos no cenário educacional. Para que a criança desenvolva o sistema de escrita e o compreenda, é necessário que o professor entenda como ocorre seu processo de maturação, pois de acordo com Soares (2005) não basta que o aluno aprenda a codificar e decodificar o sistema de escrita alfabética, mas compreenda a sua função social. Vale destacar que o processo de alfabetização e letramento é algo complexo e que requer do educador conhecimento sobre o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança, bem como seu processo cultural e histórico os quais contribuem ou interferem na aquisição da língua escrita. Para tanto, faz necessário que o educador além de entender a função social da escrita e sua aquisição pela criança, utilize de recursos pedagógicos como jogos e práticas diversificadas de ensino para que ocorra uma aprendizagem prazerosa e significativa. Nesse sentido, ressaltamos a importância do uso de jogos para a alfabetização e letramento da criança. Os jogos promovem a interação, a ludicidade, a socialização, a atenção, a percepção, a comunicação, a expressividade, a emoção, o raciocínio lógico e englobam diversas áreas do conhecimento. Corroboramos com Magalhães e Junior (2012) ao apontar algumas contribuições na apropriação da língua por meio do trabalho com jogos: “Se, para criança, a escrita é uma atividade complexa, o jogo, ao contrário, é um comportamento ativo cuja estrutura ajuda na apropriação motora necessária para a escrita”. Ressaltamos ainda Piaget (1975) ao destacar que as técnicas lúdicas não são apenas para entretenimento, para gastar a energia das crianças, mas são formas de enriquecer o desenvolvimento intelectual. Acreditamos que a ludicidade possui grande relevância no desenvolvimento infantil e no processo de alfabetização e letramento, uma vez que estabelece relações de concentração, autonomia, regras de convivência, socialização, motricidade e desenvolvimento das competências socioemocionais. Considerações finais: Com base no exposto, enfatizamos que para o aluno desenvolver suas hipóteses alfabéticas, necessita de situações desafiadoras, que o estimule e oportunize a construção de novas aprendizagens que sejam significativas. É por meio da interação que o sujeito desenvolve sua aprendizagem e elabora o seu pensamento. Portanto, não basta apenas o contato com o material escrito, mas práticas pedagógicas que o desafie e promova aprendizagem. Vale ainda salientar que as principais habilidades de todo o processo de escolarização fundamentam-se em ler, escrever e realizar operações matemáticas básicas. Para tanto, enfatizamos a importância do educador compreender d desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático pela criança, desde o senso numérico (sistema primário) até a aprendizagem da matemática formal (sistema secundário) para que desenvolva no aluno habilidades lógico- matemáticas que estejam relacionadas a sua vida diária. Nesse sentido, enfatizamos a importância dos jogos no processo de alfabetização e letramento das crianças de forma lúdica e significativa.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2022!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do X Encontro de Iniciação à Pesquisa, X Encontro de Monitoria, XII Encontro de Pós-graduação e III Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2022
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2022/artigos
Comissão Organizadora
Juliana Pereira Pessoa
Thalita Rodrigues
Thaiane Bezerra
Arlan Diego Alencar Freitas
Ricardo Junior
Fábio Júnior Braga
Murilo Costa
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Laiza Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Lucas Souza
Roberta Mable Rabelo Sampaio Mapurunga
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018