Introdução: Deficiência é qualquer tipo de perda ou anormalidade que restrinja a funcionalidade de uma pessoa, sejam elas físicas, sensoriais ou mentais. No entanto, a definição de deficiência passou de um modelo biomédico para um modelo biopsicossocial com a utilização da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). Dentro de algumas escolas não é oferecido condições de acesso e nem de permanência à alunos que são portadores de deficiências físicas. Por esse motivo, a inclusão escolar desses alunos vêm sendo palco de discussão no Brasil desde 1998, quando o Art. 208 da Constituição Federal, se refere que o estado tem o dever de garantir atendimento educacional especializado aos portadores de deficiências, como destacado no Art. 53 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), no qual a criança e o adolescente têm direito à educação, sendo igualitário ao acesso e permanência no ambiente escolar. Com isso, o fisioterapeuta é um profissional capaz de atuar na funcionalidade do indivíduo, tendo em vista a melhora na qualidade de vida dessa pessoa que se faz necessário dentro do contexto educacional. Objetivo: Apresentar as atribuições do fisioterapeuta no ambiente escolar em prol da acessibilidade de alunos portadores de deficiências físicas. Metodologia: Este estudo trata-se de uma revisão integrativa de literatura, onde foram pesquisados artigos nas bases de dados Scielo, PubMed e LILACS. Foram utilizados nas buscas os seguintes descritores: Inclusão Escolar, Fisioterapia, Pessoas com Deficiência, Alunos, Acessibilidade. Foram encontrados um total de 72 artigos, sendo inclusos um total de 7 estudos utilizando os seguintes critérios de inclusão: estudos publicados no período de 2005 a 2022, nas línguas inglesa, portuguesa e espanhola, artigos disponíveis de forma gratuita e que abordassem as atribuições do fisioterapeuta no ambiente escolar em prol da acessibilidade de alunos portadores de deficiências físicas. Os critérios de exclusão foram: artigos de revisão de literatura, editorial, trabalho de conclusão de curso, estudos duplicados, e que não abordassem a temática proposta. Resultados e Discussão: De acordo com os resultados obtidos através dos 7 artigos selecionados, verificou-se o papel do fisioterapeuta no âmbito escolar, necessário para o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças portadoras de deficiência física atuando com a CIF (Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde), visando a redução de incapacidade, promoção e proteção da funcionalidade e acessibilidade, além de contribuir para a inclusão social combatendo certos preconceitos e estigmas, questões posturais e de locomoção. Mostrou-se também que o fisioterapeuta atuando preventivamente junto às condições de saúde, contribuiu e ajudou os profissionais de educação, devido a muitas escolas não estarem preparadas para receberem esses alunos, tanto pelas questões das barreiras arquitetônicas que impedem o deslocamento de pessoas com deficiência física, quanto pelos funcionários que não estão qualificados a cuidar por falta de preparo, minimizando as dificuldades sofridas por elas, proporcionando segurança e oferecendo suporte de acordo com a necessidade de cada uma. Considerações finais: O Fisioterapeuta é um profissional que atribui positivamente na inclusão de portadores de deficiências físicas no ambiente escolar por ser capaz de proporcionar ao aluno melhores condições no seu desenvolvimento neuropsicomotor devido ao seu conhecimento sobre o assunto, é possível perceber que muitas escolas não estão preparadas para receberem esses alunos, tanto pelas questões das barreiras arquitetônicas que impedem o deslocamento de pessoas com deficiência física, quanto pelos funcionários que não estão qualificados a cuidar por falta de preparo, o fisioterapeuta se enquadra em minimizar as dificuldades sofridas por elas, proporcionando segurança e oferecendo suporte de acordo com a necessidade de cada um.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2022!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do X Encontro de Iniciação à Pesquisa, X Encontro de Monitoria, XII Encontro de Pós-graduação e III Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2022
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2022/artigos
Comissão Organizadora
Juliana Pereira Pessoa
Thalita Rodrigues
Thaiane Bezerra
Arlan Diego Alencar Freitas
Ricardo Junior
Fábio Júnior Braga
Murilo Costa
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Laiza Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Lucas Souza
Roberta Mable Rabelo Sampaio Mapurunga
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018