Introdução: Estomatite Protética é uma patologia oral fúngica que tem condição inflamatória na região da mucosa de suporte de uma prótese parcial removível ou prótese total. A terapia fotodinâmica vem como um método alternativo e adicional como tratamento para esta patologia, por meio da associação de lasers de baixa potência com fotossensibilizadores. Objetivo: Avaliar a eficácia do tratamento com uso da terapia alternativa fotodinâmica em pacientes com estomatite protética. Métodos: Trata-se de uma revisão de literatura, em que foi realizada uma busca de artigos e revistas na base de dados Brazilian Journals, Elsevier, PubMed, ScienceDirect e Scielo, utilizando os descritores: “Candida Albicans;”, “Estomatite Protética”, “Laser”, “Prótese Dentária” e “Terapia Fotodinâmica”, publicados na língua inglesa e portuguesa nos últimos 10 anos, sendo selecionado 8 publicações para este estudo. Resultados: Muitos estudos clínicos mostraram que o tratamento convencional através de fármacos, causava distúrbios gastrointestinais e muita resistência aos microrganismos, e com isso, se fez necessário a adição de uma nova terapia alternativa moderna. A terapia fotodinâmica utiliza associação de um agente fotossensibilizador a uma fonte de luz de comprimento de onda adequado que na presença de oxigênio, resulta na produção de espécies reativas tóxicas que promovem dano e morte celular, sendo efetiva no tratamento da estomatite protética. Considerações finais: O efeito da terapia fotodinâmica mostrou-se positivo em pacientes com infecção fúngica, sendo de custo mais reduzido e sem contraindicação e efeitos colaterais, tornando-se tão eficaz quanto a terapia farmacológica convencional.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2022!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do X Encontro de Iniciação à Pesquisa, X Encontro de Monitoria, XII Encontro de Pós-graduação e III Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2022
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2022/artigos
Comissão Organizadora
Juliana Pereira Pessoa
Thalita Rodrigues
Thaiane Bezerra
Arlan Diego Alencar Freitas
Ricardo Junior
Fábio Júnior Braga
Murilo Costa
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Laiza Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Lucas Souza
Roberta Mable Rabelo Sampaio Mapurunga
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018