Introdução: A Doença de Parkinson (DP) é um distúrbio neurológico degenerativo e progressivo, que gera consequências motoras, principalmente, em decorrência da baixa do neurotransmissor conhecido como dopamina. A fisioterapia atua para preservar ao máximo a funcionalidade desses pacientes e fornecer uma boa e fraturas são fatores limitantes para as atividades de vida diárias (AVDs). A Realidade Virtual é uma aliada dentro da tecnologia pois está entre as técnicas mais inovadoras para a reabilitação de pacientes com Doença de Parkinson, através de vídeo games, como o Nitendo Wii ou X-Box Kinect, que simulam atividades por meio de jogos. Essa prática estimula áreas motoras do cérebro, fazendo com que o equilíbrio, motricidade e mobilidade sejam trabalhados, além de trabalhar a cognição. Sendo assim, estudos apontam tal mecanismo como uma via promissora a ser utilizada por fisioterapeutas, juntamente com recursos de cinesioterapia e eletroterapia. Vale ressaltar que as intervenções observadas nos demais estudos, continham um protocolo de tratamento, que no geral, sugeria o uso da realidade virtual por mais de 40 minutos, de duas a três vezes semanais. Objetivo: Descrever o impacto da Realidade Virtual associado a Fisioterapia como aliado no plano de tratamento de pacientes com a doença de Parkinson. Metodologia: Tratou- se de uma Revisão Integrativa, utilizando os descritores “Doença de Parkinson”, “Realidade Virtual” e “Fisioterapia”, foram encontrados 13 artigos nas plataformas BVS e SCIELO, no período dos últimos 5 anos e selecionados apenas 7 artigos. Os critérios de exclusão para os artigos não selecionados foram artigos não disponíveis na íntegra, revisões sistemáticas ou integrativas, estudos que não contemplassem o tema, pesquisas que apresentassem um período maior do que cinco anos e não disponíveis nos idiomas: inglês ou português.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2022!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do X Encontro de Iniciação à Pesquisa, X Encontro de Monitoria, XII Encontro de Pós-graduação e III Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2022
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2022/artigos
Comissão Organizadora
Juliana Pereira Pessoa
Thalita Rodrigues
Thaiane Bezerra
Arlan Diego Alencar Freitas
Ricardo Junior
Fábio Júnior Braga
Murilo Costa
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Laiza Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Lucas Souza
Roberta Mable Rabelo Sampaio Mapurunga
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018