Introdução: Atualmente o Ceará possui alguns serviços gratuitos de atendimento veterinário como a UPA dos Animais Zuila Rocha Tavares em Caucaia, o Vet Móvel e a Clínica Veterinária Jacó em Fortaleza, onde somente a Clínica Veterinária Jacó de acordo com o site da Prefeitura de Fortaleza já possibilitou ao longo de 2021, a realização de mais de 130 mil serviços sendo 43.784 aplicações de medicamentos, 39.655 exames laboratoriais, 15.746 consultas, 11.042 aplicações de medicamentos para anestesia, 9.472 procedimentos ambulatoriais, 6.910 exames de imagens e 3.994 cirurgias gerais. Levando em consideração todo o trabalho realizado na clínica, a gestão municipal possibilitou no local a realização de mais de 152 mil serviços e atividades direcionadas ao bem-estar de cães e gatos da cidade. Pensando em facilitar e ajudar a população carente que necessita desses tipos de serviços, o projeto neste artigo propõe o desenvolvimento de uma plataforma online chamada Conect@SUSA - Sistema Único de Saúde Animal, para entidades públicas com o intuito de atender essa população e suprimir a escassez de um sistema integrado na área da saúde veterinária. O sistema visará maior gestão e controle dos cuidados prestados aos animais domésticos no Ceará, o acesso ao sistema aumenta a segurança do atendimento, permite o acesso ao histórico médico do animal, e permite que clínicas e hospitais cadastrados no sistema acessem as informações para que possam prestar um atendimento de qualidade. Objetivo: Proporcionar uma estrutura online e segura para serviço gratuito das clínicas e hospitais veterinários possibilitando uma gestão ágil em sua utilização administrativa no ambiente de trabalho com ênfase no gerenciamento de serviços e fluxos de operacionais, permitindo a execução por etapas, utilizando as ferramentas da plataforma. O sistema irá funcionar como uma solução integrada permitindo o acesso a um prontuário veterinário eletrônico unificado, marcação de consultas, agendamento cirúrgico, vacinação, controle nos processos desde a chegada do animal até sua alta, auxiliando no atendimento e otimização das atividades, informação em tempo real e de fácil acesso, para que se tenham uma maior qualidade e segurança no atendimento prestado, bem como a geração de economia, pois os processos serão mais automatizados e os custos com papel serão reduzidos, além de oferecer controle de custos e despesas com o objetivo de maior transparência na prestação de contas. Metodologia: A metodologia utilizada para desenvolver o projeto e obter os resultados e respostas contidas neste estudo foi a pesquisa exploratória, sendo utilizado como método a pesquisa bibliográfica e estudo de caso usando como técnicas de coletas de dados a pesquisa de campo e para análise dos dados aplicamos tanto as técnicas qualitativas como quantitativas através de uma análise crítica no cenário atual referente a saúde animal através da dificuldade no agendamento de consultas e obstáculos na guarda e armazenamento de prontuários de atendimentos prestados. A experiência pessoal dos membros do grupo que vivenciaram a dificuldade de marcação de consultas e horas de espera para atendimento abriu um precedente em que os históricos médicos poderiam ser muito úteis, agilizando o processo de observação dos animais. Visando a parte mais carente e clínicas que prestam serviço gratuito, pensado num software capaz de otimizar os processos, evitar acúmulo de pacientes e obter um diagnóstico mais rápido. Resultados e Discussão: Após pesquisa realizada pela COMAC - Comissão Animais de Companhia, no Radar Pet 2020 foi possível observar que o Brasil conta com a segunda maior população pet do mundo e que no N/NE fica concentrado 27% da população que possui algum animal de estimação. Diante das estimativas levantadas, ficou comprovado que é necessário a implantação de um sistema tanto para acompanhamento da saúde animal como para o levantamento de estatísticas na crescente demanda e estima-se que haja um aumento gradativo nos atendimentos, sendo possível atingir o dobro de atendimentos anual, passando de 130 mil para 260 mil atendimentos no decorrer do ano. De acordo com o site Pixeon, a implantação de um sistema gerenciador representa mais rapidez, segurança e assertividade, o que leva a uma melhoria quanto a gestão financeira e administrativa, além da qualidade da assistência prestada aos pacientes, que terão uma experiência muito mais satisfatória. Outra otimização acontece na automatização de tarefas, assim muitas atividades que se davam de forma manual passam a ocorrer de maneira automática, liberando as equipes para que possam focar em outras demandas. Considerações finais: Este trabalho fornece uma visão de como as clínicas veterinárias precisam de recursos para melhorar a relação custo-benefício e a qualidade do atendimento, pois o acompanhamento geralmente envolve grandes fluxos de pacientes. Diante dos argumentos apresentados e da implementação do sistema, o usuário pode facilitar o gerenciamento e automação de tarefas com as ferramentas da plataforma, aumentando a produtividade, o conhecimento da trajetória, o histórico de seus pacientes e adequação aos benefícios da automação de serviços. Constatou-se que de acordo com o crescimento da demanda, seria necessária a integração com outras entidades usuárias do serviço, pois isso agrega qualidade aos processo, gerando uma sensação de confiança no consumidor e acolhimento aos hospitais/clínicas que utilizam o serviço Conect@SUSA. Vale ressaltar que a pesquisa proposta no artigo, possui desvantagens devido à baixa implantação do sistema na maioria das unidades, custos e anúncios de divulgação do projeto, ampla concorrência e aceitação, futuramente, o foco será em mais nas campanhas de divulgação do projeto, aumentando o alcance dos consumidores.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2022!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do X Encontro de Iniciação à Pesquisa, X Encontro de Monitoria, XII Encontro de Pós-graduação e III Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2022
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2022/artigos
Comissão Organizadora
Juliana Pereira Pessoa
Thalita Rodrigues
Thaiane Bezerra
Arlan Diego Alencar Freitas
Ricardo Junior
Fábio Júnior Braga
Murilo Costa
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Laiza Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Lucas Souza
Roberta Mable Rabelo Sampaio Mapurunga
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018