Introdução: A brinquedoteca surgiu da necessidade das crianças no ambiente da sala de aula terem momentos e espaço para brincadeiras, onde de forma segura, as divertidas práticas do brincar encontram eco no desenvolvimento humano. Mas, com o tempo, a brinquedoteca passou de apenas um lugar para brincar, para um lugar onde esta prática torna-se muito importante para todos os aspectos como crescimento, aprendizado, socialização. O motivo desta investigação é uma contribuição para a compreensão e conscientização de que a criação/manutenção desse espaço no ambiente escolar é importante para o desenvolvimento das crianças, pois é por meio de brinquedos, jogos e brincadeiras que elas têm a oportunidade de pensar, aprender, e lidar facilmente com inúmeras situações ou problemas que encontram em suas vidas diárias. À medida que a sociedade muda, o ritmo acelerado do trabalho, das relações familiares frias, dentre outras, o brincar acaba tendo diminuído sua importância e seu lugar no cotidiano social. Nesse momento de grandes mudanças, as instituições de educação infantil podem criar outras formas de diminuir esses efeitos na vida das crianças. Portanto, nesta situação, acredita-se que seria muito interessante incluir nos centros educacionais, brinquedotecas, que são locais organizados para permitir que as crianças brinquem e desenvolvam suas habilidades psicomotoras, sua cidadania e interação social, entre outros aspectos. Objetivo: Analisar a importância da brinquedoteca para crianças da educação infantil, como uma importante ferramenta de construção da aprendizagem. De forma específica o estudo busca mostrar a importância do lúdico por meio da brinquedoteca, entendendo sua função no desenvolvimento cognitivo dos alunos, e analisar o funcionamento da brinquedoteca no espaço da escola. Metodologia: O objeto de estudo que estamos trabalhando, insere-se nas pesquisas científicas educacionais, com abordagem qualitativa de análise. Será utilizado um método bibliográfico, que em consonância com Lakatos e Marconi (2009) não é apenas repetir o que foi dito ou escrito sobre determinado tema, mas permite o exame do tema sob um novo enfoque ou método, chegando a novas conclusões. A esteira que percorremos nos encaminha para olharmos também através da observação não participativa as práticas existentes na brinquedoteca de uma escola pública municipal de Cascavel, Ceará. Resultados e Discussão: Pode-se falar de Educação Infantil em um sentido muito amplo, que inclui qualquer tipo de educação infantil na família, comunidade, sociedade e cultura em que vivem. Mas há outra definição, mais precisa e limitada, contida na Constituição Federal de 1988, que se refere a uma abordagem específica às instituições de ensino para crianças pequenas, de 0 a 6 anos. Portanto, quando vista em um sentido mais restrito, a Educação Infantil refere-se à presença regular na escola fora do lar, ou seja, o período da vida escolar em que as crianças de 0 a 6 anos são ensinadas no Brasil, lembrando que nesta fase as crianças ainda não são obrigadas a estudar. A Constituição de 1988 define claramente a responsabilidade do Estado de educar crianças de 0 a 6 anos em pré-escolas e creches, como educação não obrigatória atribuída à família (art. 280, inciso IV). A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96) designa uma instituição de ensino que atende crianças de 0 a 3 anos em creche, e uma instituição que atende crianças de 4 a 5 anos na Pré-escola. O valor das atividades lúdicas no contexto educacional é indiscutível, principalmente os jogos de regras. Além do caráter lúdico. O jogo ao mesmo tempo promove a formação de novas estruturas cognitivas de conhecimento e tem motivado os pesquisadores a desenvolver novos estudos, neste contexto na tentativa de enriquecer as atividades educacionais. Segundo Piaget (1978) jogos de regras constituem atividade lúdica de convivência. O autor quer dizer que a criança assimila a necessidade e a importância de se conformar às regras sociais e morais, sendo pontos é importante trabalhar em sala de aula. Para trabalhar com jogos como método de ensino na escola, é necessário para o professor fazer estratégias que despertem o interesse das crianças, e que seja ensinado de forma a prepará-los para competir de forma saudável e entender que perder ou ganhar são as probabilidades do jogo. A brinquedoteca segundo SILVA (2019), surgiu com fins educacionais e médicos, que recebeu o apoio de empresas públicas e privadas para o funcionamento e atendimento das crianças que visitavam o local educacional. O principal objetivo das brinquedotecas é possibilitar que a criança se desenvolva intelectualmente, mentalmente, socialmente e fisicamente por meio de brincadeiras. É neles que se desenvolvem jogos e brincadeiras que estimulam o raciocínio lógico, a coordenação motora e a criatividade das crianças. A brinquedoteca é um espaço que permite que as crianças compreendam a verdade em seus conhecimentos completo, onde as crianças podem trocar informações e conhecimentos além proporcionar interação com os outros. Portanto, não há dúvida de que o brincar tem grande importância na vida e na educação do aluno (BRISCK, 2016). Considerações finais: A brinquedoteca oferece aos alunos várias oportunidades valiosas. Desta forma podemos destacar alguns dos principais objetivos deste espaço, que são: maturidade e equilíbrio emocional, estímulo à criatividade e socialização, garantindo assim que a criança aprenda através da brincadeira. A natureza da brinquedoteca é mágica, traz beleza e alegria e proporciona aos alunos mais oportunidades para brincar sem a distração dos adultos. É muito importante que a ação dos profissionais dentro da brinquedoteca seja orientar os alunos, mas apesar do fato de que são adultos, cabe o imperativo de se deixar guiar pela criança interior que vive dentro de cada um deles, para que possam fazer experimentos altamente lúdicos.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2022!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do X Encontro de Iniciação à Pesquisa, X Encontro de Monitoria, XII Encontro de Pós-graduação e III Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2022
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2022/artigos
Comissão Organizadora
Juliana Pereira Pessoa
Thalita Rodrigues
Thaiane Bezerra
Arlan Diego Alencar Freitas
Ricardo Junior
Fábio Júnior Braga
Murilo Costa
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Laiza Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Lucas Souza
Roberta Mable Rabelo Sampaio Mapurunga
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018