Introdução: A Educação de Jovens e Adultos (EJA), caracteriza-se como uma nova chance para a população na qual foram de certo modo, impedidas de terem acesso à educação básica na época adequada. Esta educação, pode ser considerada uma nova possibilidade de uma libertação social para essas pessoas. Este resgate acontece principalmente no processo de alfabetização. É perceptível que a educação é de fundamental importância para a vida em sociedade, principalmente com as mudanças ocorridas nas últimas décadas, tornando o mundo um ambiente letrado. Entretanto, em pleno século XXI, ainda é vasto o número de pessoas que não possuem acesso à educação no período apropriado, isso devido as múltiplas adversidades que foram encontradas durante esse processo, como as dificuldades para conseguirem acesso as instituições e uma das maiores causadoras, as questões socioeconômicas. Uma das formas de criar políticas públicas para o enfrentamento das variadas situações está expressa na legislação educacional e nos seus desdobramentos legais, dentre eles os planos de educação. No caso o Plano de Nacional de Educação é elaborado e torna-se lei na tentativa de estabelecer metas e estratégias para a busca de soluções aos dilemas educacionais, incluindo as questões que envolvem a Educação de Jovens e Adultos. O PNE, aparece nas outras unidades federativas na forma de Plano Estadual de Educação (PEE) e Plano Municipal de Educação (PME), este é um documento no qual cada município desenvolve. O PME de Beberibe, foi elaborado no ano de 2014 com vigência até 2024. Neste registro existem 20 Metas e estratégias educacionais voltadas para a educação municipal. Diante dos aspectos mencionados surge o objeto de estudo que se trata sobre o processo de alfabetização de jovens e adultos, o PME e a avaliação da ausência dos aspectos educacionais nesta modalidade de ensino. Objetivo: Investigar e avaliar como estão sendo desenvolvidas as políticas e metas direcionadas a educação de jovens e adultos presentes no Plano Municipal de Educação no município de Beberibe. Ademais, de forma especifica o estudo buscará compreender a real necessidade da ampliação de instituições e o prosseguimento de políticas públicas voltadas para a Alfabetização de Jovens e adultos. O trabalho também possui como finalidade, avaliar como esta carência pode atingir a amostra da população que ainda reflete sobre as possibilidades de retornarem a vida estudantil. Metodologia: A abordagem desta pesquisa científica no campo da educação funda-se no aspecto qualitativo. Para o desenvolvimento metodológico do estudo, o objeto necessita de uma revisão no aspecto da legislação educacional, nas referências teóricas de estudo da EJA e levantamento de dados educacionais e legais no município de Beberibe, decorrido sobre as informações presentes no Plano Municipal de Educação. Além do mais, esta documentação auxiliará em novos estudos sobre esta modalidade de ensino. Resultados e Discussão: A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino, atende o fundamental e o ensino médio. Ela é direcionada para pessoas que não ingressaram ou não conseguiram dar continuidade nos estudos no tempo apropriado. A EJA além de alfabetizar e letrar esses indivíduos, os proporciona uma nova oportunidade de vida para que eles consigam alcançar um regaste social, de independência e autonomia. Assim a EJA é uma luta da população que foi excluída e privada de ter acesso ao ensino básico, diante de uma sociedade de classes e completamente desigual. Esta modalidade garante para essas pessoas um conhecimento que os libertem das contrariedades e das indiferenças que o âmbito social os faz passar. A educação é essencial para o ser o humano e ela vem se fazendo cada vez mais frequente, entre nós, em quase todos os centros, principalmente na atualidade, devido a realidade do mundo que está se tornando cada vez mais letrado. Seguindo esta linha de raciocínio, tendemos em salientar o ponto de vista do educador Paulo Freire (1996) que discorre de uma tal visão da educação, é da intimidade das consciências, movidas pela bondade dos corações, que o mundo se refaz e já que a educação modela as almas e recria os corações, ela é a alavanca das mudanças sociais. A EJA é uma modalidade de ensino, que é oferecida de forma gratuita e garantida pela legislação. De acordo com a Constituição Federal de 1988, em seu Art. 208 O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria. A legislação educacional determina uma idade mínima para o ingressar na Educação de Jovens e adultos (a EJA), 15 anos de idade para o ensino fundamental e 18 anos completo para o ensino médio. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), 9.394/1996, garante na seção V, no art. 37 p. 30, que a Educação de Jovens e Adultos, será designada para as pessoas que não tiveram acesso ou que não conseguiram concluir o ensino básico na idade apropriada. Considerações finais: No contexto das legislações brasileiras que remontam a EJA, podemos destacar também o Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado pela lei n° 13.005/2014 e que estará em valia até 2024. Apesar do município disponibilizar-se de um PME com um planejamento de estratégias e metas para a EJA, ela continua no decorrer dos anos a ser algo desvalorizado cada vez mais, pelos órgãos municipais e pela sociedade em si. Também é preciso destacar que o PME reproduz quase que integralmente o que está no PNE, sem acrescentar situações mais específicas do município, deixando de ser um documento mais autoral para ser um documento mais reprodutor.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2022!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do X Encontro de Iniciação à Pesquisa, X Encontro de Monitoria, XII Encontro de Pós-graduação e III Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2022
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2022/artigos
Comissão Organizadora
Juliana Pereira Pessoa
Thalita Rodrigues
Thaiane Bezerra
Arlan Diego Alencar Freitas
Ricardo Junior
Fábio Júnior Braga
Murilo Costa
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Laiza Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Lucas Souza
Roberta Mable Rabelo Sampaio Mapurunga
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018