Introdução: As avaliações externas configuram-se como um fator primordial para o monitoramento do desempenho dos estudantes. Através delas obtemos um resultado mensurável da qualidade ofertada e do rendimento escolar. Nesse cenário o Brasil destaca-se trazendo como forma de avaliar, o Sistema de Avaliação da Educação Básica ( SAEB), com o intuito de verificar a qualidade do ensino no país. Nesse sentido, compreendendo a importância da avaliação externa, o Governo do Estado do Ceará, a partir de 1992, através da Secretaria da Educação (SEDUC), efetivou uma avaliação externa e de larga escala o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE). Desde 2007, ocorre anualmente e de forma censitária. Tem como fito analisar as competências e habilidades dos estudantes da rede pública do Ceará, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. A avaliação abrange os alunos do 2? ano (SPAECE ALFA), do 5? ano e 9? ano do Ensino Fundamental e 3? ano do Ensino Médio. A partir da implementação do SPAECE, destaca-se quanto é fundamental analisar o nível de leitura dos estudantes. Com a criação do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), tornou-se evidente considerar a alfabetização como aspecto crucial para o alcance de resultados satisfatórios nas primeiras etapas de escolarização. Dessa forma, em 2007 foi implantado o SPAECE ALFA - Avaliação de Alfabetização destinada aos alunos do 2? ano. Diante dos aspectos mencionados surge o objeto de estudo que trata sobre SPAECE ALFA, proficiência e alfabetização nos anos iniciais através do PAIC. Tendo em vista, as ações governamentais que implementam as avaliações externas com a finalidade de garantir um ensino de qualidade, tornou-se essencial refletir a importância do SPAECE ALFA, no qual traz a tona os resultados da desenvoltura dos estudantes cearenses no período de alfabetização e letramento. Objetivo: Analisar os resultados do SPAECE ALFA no município de Beberibe entre 2007 a 2019. Especificamente a) Identificar as contribuições da alfabetização e letramento nos anos iniciais. B) Analisar as contribuições do PAIC para a formulação do SPAECE ALFA. C) Comparar dados do SPAECE ALFA de 2007 em sua primeira edição até 2019 a última, no município de Beberibe. Metodologia: Esse estudo tem como abordagem a pesquisa qualitativa em educação, com metodologia a revisão de literatura teórica sobre avaliação de aprendizagem em larga escala, e mais especificamente os programas SPAECE e PAIC, somado ao levantamento dos dados de proficiência do município de Beberibe entre 2007 a 2019. De acordo com Soares (2009) pesquisar sobre Avaliações Externas em larga escala é importante pois está modalidade de avaliação tem demarcado grande parte das políticas públicas em educação do Brasil, inicialmente em 1990 e se estendendo até os dias atuais. Resultados e Discussão: A avaliação faz parte da rotina escolar, seja em avaliações feitas pelos professores, escola (internas) ou até mesmo proveniente de secretarias (externas). A avaliação serve como parâmetro para analisar como está o processo de aprendizagem. Através dos resultados possibilita uma reflexão de quais pontos precisam ser melhorados. Tendo em vista, os vários tipos de avaliação que rodeiam a prática escolar são necessários ressaltar a avaliação externa e em larga escala. De acordo com Werle (2010, p.3) ´´A avaliação externa pode designar avaliação de uma instituição, realizada por profissional especializada neste tipo de consultoria, abrangendo todo o escopo ou apenas parte das ações institucionais´´. Nesse sentido, a autora identifica como é feita a avaliação externa na qual possuem metas a serem alcançadas pelos sistemas escolares. Nesse viés, ressalta-se que a avaliação externa e de larga escala possuem vertentes diferentes, porém uma complementa a outra. A avaliação externa refere-se às avaliações elaboradas por profissionais que não estão inseridos no ambiente escolar. Ela abrange um sistema escolar definido, quais turmas serão avaliadas, as disciplinas abordadas e como esses resultados trarão resultados às instituições. Logo a avaliação externa está ramificada a avaliação em larga escala, pois as duas caracterizam o tipo de avaliação e sua dimensão. O Estado do Ceará, visando a melhoria da qualidade do ensino e o desempenho dos estudantes, formulou em 1992 o SPAECE que é um instrumento de verificação de dificuldades e avanços no rendimento escolar, consolidado no Ceará. Nesse sentido, essa avaliação caracteriza-se como externa e em larga escala. A mesma serve para o monitoramento do ensino ofertado e formulação de estratégias que devem ser realizadas para o alcance de um sistema educacional qualificado. Nessa perspectiva, é importante evidenciar, conforme Nery, Vidal, Freitas (2020) no qual pontuam que a história do SPAECE nasce contemporaneamente na década de 90, momento que a América Latina e o Brasil foram estimulados pelos modelos de diretrizes avaliativas internacionais. Diante dessa inovação, referente a avaliação externa e em larga escala, o Brasil criou o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) promovido nesse contexto. Considerações finais: A alfabetização é um fator crucial para um bom alcance de resultados satisfatórios que reflita nas políticas educacionais. Tendo isso em vista, foi implantado o PAIC com objetivo principal a alfabetização de crianças, até os seus 7 anos de idade. Nesse sentido, o intuito desse programa consiste em universalizar a educação, por meio da alfabetização. Para que todas as crianças, independente de sua raça, cor ou escola, garanta de fato o seu direito de aprender. Nesse ínterim, pontua-se ao abordar o PAIC como política pública, efetivada a partir de 2007. Por intermédio das secretarias de educação juntamente aos municípios do Ceará. Em prol de uma boa gestão e uma política pedagógica (CRUZ 2019).
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2022!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do X Encontro de Iniciação à Pesquisa, X Encontro de Monitoria, XII Encontro de Pós-graduação e III Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2022
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2022/artigos
Comissão Organizadora
Juliana Pereira Pessoa
Thalita Rodrigues
Thaiane Bezerra
Arlan Diego Alencar Freitas
Ricardo Junior
Fábio Júnior Braga
Murilo Costa
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Laiza Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Lucas Souza
Roberta Mable Rabelo Sampaio Mapurunga
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018