Introdução: A recessão gengival (RG) pode ser caraterizada como uma dispersão apical do tecido marginal para além da junção amelocementária (JEC). A plaqueta rica em fibrina (PRF) vem ganhando popularidade ao longo dos anos devido a sua facilidade de preparo e sua capacidade de regeneração tecidual, o que gera benefício e vantagens ao paciente. Objetivo: Avaliar, por meio de uma revisão de literatura, a eficácia do uso da PRF para a resolução da recessão gengival. Metodologia: Esse estudo trata-se de uma revisão de literatura, em que foram realizadas buscas bibliográficas nos portais eletrônicos PubMed e EBSCOHost, utilizando os descritores “Gengival Recession”, “PRF” e “Periodontics” com resultado nos últimos cinco anos. Após os critérios de inclusão e exclusão foram selecionados oito artigos para compor essa revisão. Resultados e Discussão: O procedimento mais utilizado pelos profissionais cirurgiões-dentistas para o recobrimento radicular (RR) é o enxerto de tecido conjuntivo (ETC) juntamente com o retalho avançado coronariamente (RAC). Contudo, muitos materiais têm sido propostos visando uma melhoria nos procedimentos sendo o plasma rico em fibrina (PRF) um deles. Uma vasta gama de pesquisas realizadas com a utilização de PRF em procedimentos de recessão gengival tem apresentado um aumento significativo da espessura do tecido queratinizado. Em estudos realizados recentemente não foi possível definir os parâmetros clínicos periodontais e o desconforto no pós-operatório, tornando-se difícil de identificar as diferenças significativas. Considerações finais: Como conclusão, pode-se dizer que o uso do PRF pode ser considerada uma alternativa segura e viável, possuindo bons resultados e conforto ao paciente no pós-operatório.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2022!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do X Encontro de Iniciação à Pesquisa, X Encontro de Monitoria, XII Encontro de Pós-graduação e III Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2022
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2022/artigos
Comissão Organizadora
Juliana Pereira Pessoa
Thalita Rodrigues
Thaiane Bezerra
Arlan Diego Alencar Freitas
Ricardo Junior
Fábio Júnior Braga
Murilo Costa
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Laiza Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Lucas Souza
Roberta Mable Rabelo Sampaio Mapurunga
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018