Introdução: A etiologia da Disfunção temporomandibular é complexa e multifatorial, podendo ser considerado algumas condições que possam estar relacionadas, sendo necessário um foco maior nos fatores psicossociais, uma vez que transtornos de saúde mental representam um importante desafio na sociedade moderna. Além disso, existe uma prevalência considerável dessa disfunção entre jovens universitários, devido apresentarem altos níveis de ansiedade e estarem sujeitos à diversas situações de estresse. Objetivo: Avaliar como os fatores psicossociais podem causar sinais e sintomas de Disfunção temporomandibular em acadêmicos. Métodos: Trata-se de uma revisão da literatura narrativa, em que foram realizadas buscas bibliográficas nos portais eletrônicos PubMed e SciElo utilizando os descritores “Temporomandibular Disorder”; “Anxiety” e “Prevalence”, publicados na língua inglesa e/ou portuguesa, de 2017 a 2022, sendo selecionados 10 artigos para compor esta revisão. Resultados: Fatores psicossociais como ansiedade, depressão, distúrbios do sono e tensão/nervosismo estavam associados à disfunção temporomandibular em estudantes universitários. Tal resultado sucede devido a população acadêmica geralmente apresentar níveis de ansiedade mais altos, pois permanecem em um ambiente constantemente desafiador e de demandas acadêmicas excessivas, contribuindo com o surgimento de disfunção temporomandibular. A incidência dessa disfunção causadas por esses fatores emocionais deve ser avaliada, pois podem resultar em uma queda na qualidade da aprendizagem, influenciando da mesma forma na saúde e qualidade de vida desses alunos Considerações finais: Conclui-se que a há uma relação de relevância entre disfunção temporomandibular e distúrbios emocionais, em especial ansiedade e depressão, podendo não somente atuar na etiologia, mas também na perpetuação do problema.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2022!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do X Encontro de Iniciação à Pesquisa, X Encontro de Monitoria, XII Encontro de Pós-graduação e III Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2022
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2022/artigos
Comissão Organizadora
Juliana Pereira Pessoa
Thalita Rodrigues
Thaiane Bezerra
Arlan Diego Alencar Freitas
Ricardo Junior
Fábio Júnior Braga
Murilo Costa
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Laiza Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Lucas Souza
Roberta Mable Rabelo Sampaio Mapurunga
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018