Introdução: A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é uma área restrita do hospital voltada ao tratamento de pacientes com quadros graves de saúde que exigem maior cuidado, atenção e suporte tecnológico. A fisioterapia exerce um papel de extrema importância na UTI, pois atua na reabilitação de paciente críticos. Neste cenário, o fisioterapeuta deve prezar por um atendimento humanizado de qualidade, visando não só a doença, mas os aspectos biopsicossociais relacionados ao paciente. Objetivo: Verificar como um ambiente humanizado pode interferir na resposta à intervenção fisioterapêutica aos pacientes internados em UTI e quais as dificuldades encontradas pelos profissionais quanto a prática humanizada. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa, de estudos pesquisados nas seguintes bases de dados: Medline, Scielo, e Google acadêmico. Os descritores utilizados foram: humanização, fisioterapia e unidade de terapia intensiva. Foram incluídos estudos do tipo qualitativo, descritivo, transversal e de coorte. O recorte temporal estabelecido para o estudo foram artigos publicados nos últimos dez anos. Foram excluídos estudos que não abordassem o profissional de fisioterapia e a humanização na UTI. Resultados e Discussão: A partir da pesquisa realizada, foram encontrados 3.310 artigos e destes foram selecionados 6 para análise. Dos 6 estudos, 3 evidenciaram que a grande maioria dos pacientes internados em UTIs concordam que a assistência de fisioterapia prestada na UTI foi marcada pelo bom atendimento, pela atenção dada ao paciente e pelo tratamento de qualidade, caracterizando uma assistência humanizada. Nos artigos constaram que como resultado positivo com relação a recuperação dos pacientes, entregar a eles um ambiente menos estressante desencadeia uma redução no processo doloroso tanto para o paciente quanto para os familiares. Em um dos estudos foram realizadas entrevistas com professores do curso de fisioterapia e todos concordaram que é imprescindível ter o reconhecimento da humanização nas UTIS, porém, segundo eles, foram percebidas algumas dificuldades, como a inexistência de uma disciplina específica na graduação que abordasse a temática humanização em saúde, o que pode gerar despreparo profissional para esse tipo de cuidado. Considerações finais: Pode-se concluir que o cuidado humanizado em UTIs pode interferir positivamente na recuperação do paciente e proporcionar maior satisfação dos familiares envolvidos junto à relação profissional-paciente. Entretanto, ainda são relatadas dificuldades por parte dos fisioterapeutas em se ajustarem a esse modelo de atendimento, o que pode estar relacionado com a limitação do ensino com abordagem biopsicossocial.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2022!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do X Encontro de Iniciação à Pesquisa, X Encontro de Monitoria, XII Encontro de Pós-graduação e III Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2022
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2022/artigos
Comissão Organizadora
Juliana Pereira Pessoa
Thalita Rodrigues
Thaiane Bezerra
Arlan Diego Alencar Freitas
Ricardo Junior
Fábio Júnior Braga
Murilo Costa
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Laiza Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Lucas Souza
Roberta Mable Rabelo Sampaio Mapurunga
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018