Introdução: A síndrome de Down é a doença genética mais comum e frequente entre os seres humanos e está associada à presença de três cromossomos 21. Estudos recentes apontam uma alta prevalência de doenças periodontais em portadores dessa síndrome, sendo mais frequentes na infância. Objetivo: Avaliar os fatores predispostos do portador da síndrome de Down à doença periodontal. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura, em que foram realizadas buscas bibliográficas nas plataformas PubMed e EBSCOHost, utilizando os descritores “Periodontal Diseases”, “Down syndrome” e “Dentistry” com resultados dos últimos dez anos. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados oito estudos para compor essa revisão Resultados e Discussão: As doenças periodontais são um grupo de condições que podem afetar a gengiva e os tecidos de suporte do dente. O indivíduo portador da síndrome de Down, por vezes, pode apresentar dificuldade motora e com isso, dificultar sua higiene bucal, o que pode desencadear maior possibilidade de gravidade e prevalência da doença periodontal. Além disso, devido ao déficit imunológico apresentado por esses pacientes, os danos causados pelos peripatógenos orais das doenças periodontais pode ter um impacto maior sobre o indivíduo, principalmente quando considerado que esses microrganismos podem atingir a corrente sanguínea. Ademais, a literatura menciona que em indivíduos portadores da síndrome de Down, a periodontite tem um início mais rápido, principalmente na faixa etária abaixo dos 30 anos, apresentando uma progressão mais generalizada e severa. Considerações finais: Os pacientes portadores de síndrome de Down são mais suscetíveis às doenças periodontais, podendo apresentar inflamações graves e infecções mais severas. Dessa forma, é de suma importância a atuação do cirurgião-dentista para a correta prevenção e tratamento da patologia.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2022!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do X Encontro de Iniciação à Pesquisa, X Encontro de Monitoria, XII Encontro de Pós-graduação e III Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2022
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2022/artigos
Comissão Organizadora
Juliana Pereira Pessoa
Thalita Rodrigues
Thaiane Bezerra
Arlan Diego Alencar Freitas
Ricardo Junior
Fábio Júnior Braga
Murilo Costa
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Laiza Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Lucas Souza
Roberta Mable Rabelo Sampaio Mapurunga
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018