A IMPORTÂNCIA DO PSICOPEDAGOGO PARA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TDAH NA ESCOLA

  • Autor
  • Maria Anaiane de Lima Santos
  • Co-autores
  • Amanda Medeiros Pelucio , Angelina do Nascimento Silva
  • Resumo
  •  

    Introdução: A Psicopedagogia é uma área do conhecimento que estuda a aprendizagem e a mente humana. Esse campo do saber está relacionado com a Pedagogia e a Psicologia. A Psicopedagogia é fundamental para a compreensão das dificuldades de aprendizagem, bem como melhorar seu processo de assimilação do conhecimento. Vale destacar que a Psicopedagogia é uma área de especialização que envolve tanto a Pedagogia, a qual está relacionada com a questão pedagógica, na relação com o ensinar e aprender, quanto a Psicologia. Atualmente essa área tem sido muito solicitada no cenário educacional e pela sociedade de modo geral, uma vez que somente o ensino regular não é capaz de sanar as dificuldades de aprendizagem apresentadas por muitas crianças e jovens, havendo desta forma a necessidade de um profissional especializado que contribua com os avanços da aprendizagem do aluno. Dentre as dificuldades de aprendizagem, destacamos o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) que é um distúrbio neurobiológico, que se caracteriza pela desatenção, impulsividade, agitação, iniciando-se na infância e podendo seguir até a vida adulta. Acreditamos que apenas o espaço da sala de aula e as metodologias do professor de ensino regular não são suficientes para atender a todos as demandas de sala de aula. Nesse sentido, destacamos a importância do psicopedagogo nesse processo de parceria no desenvolvimento de ensino e aprendizagem com o professor regular. O psicopedagogo exerce um papel fundamental na promoção do desenvolvimento da aprendizagem do ser humano, o qual não está relacionado apenas a sanar as dificuldades de aprendizagem, mas o desenvolvimento da aprendizagem de modo geral, envolvendo tanto causas patológicas como outras causas comuns. Com base no exposto, o presente estudo tem intuito de argumentar a importância do psicopedagogo para desenvolvimento da aprendizagem de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) na escola. Objetivo: Compreender a importância do psicopedagogo para o desenvolvimento da aprendizagem de crianças com TDAH na escola. Metodologia: A pesquisa se caracteriza como bibliográfica para melhor aprofundamento e revisão de literatura relacionada a temática e de cunho qualitativa, uma vez que o mesmo pode possibilitar outras interpretações. Para tanto, realizamos leituras de textos, artigos, livros e websites que abordam o tema em estudo. Resultados e Discussão: O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, de acordo com (Barkley, 2002) é um transtorno do desenvolvimento da criança que acomete o comportamento, atenção, o autocontrole e o nível de atividades físicas e mentais. Esses sinais de impulsividade, controle e hiperatividade são perceptíveis desde a infância e se prolongam-na vida adulta, muito embora se apresentem de forma branca caso sejam tratados precocemente. O diagnóstico do TDAH é fundamentalmente clínico e geralmente é na escola que são identificados pelos professores, uma vez que muitas vezes são despercebidos no meio familiar.  Schmitt e Justi (2021 apud Phelan 2005), destaca que “as estatísticas a respeito do TDAH indicam que há aproximadamente 1 criança com este transtorno em cada sala de aula com 20 a 25 alunos”. A maioria dos casos de TDAH são detectados na escola, pois conforme (Barkley, 2002) esse fato fica perceptível uma vez que pode-se perceber “as dificuldades em memorizar e recordar informações já aprendidas; se distrair com facilidade em tarefas realizadas em sala ter dificuldade em permanecer quieto, concentrado e esperar sua vez para falar; falar demais e interromper os colegas e professores”.  Nesse sentido, compreendemos a importância do psicopedagogo em parceria com o trabalho do professor, pois conforme Neves apud Bossa (1991) a “psicopedagogia estuda o ato de aprender e ensinar, levando sempre em conta as realidades internas e externas da aprendizagem, tomadas em conjunto. E, mais procurando estudar a construção do conhecimento em toda a sua complexidade, procurando colocar em pé de igualdade os aspectos cognitivos, afetivos e sociais que lhe estão implícitos” (1991, p.12). Acreditamos, desse modo que a função do pedagogo consiste em intervir no processo de ensino e aprendizagem do indivíduo, bem como diagnosticar e avaliar possíveis dificuldades pedagógicas ocasionadas por fatores patológicos ou de forma multifatorial. Portanto, as orientações de um psicopedagogo contribuirão para o desenvolvimento da aprendizagem ao longo da vida do indivíduo, observando não só os aspectos clínicos, mas demais fatores que podem ocasionar uma dificuldade de aprendizagem.  Considerações finais: Com base no exposto, acreditamos que a parceira do psicopedagogo com a o professor da sala comum é essencial, uma vez que o mesmo pode contribuir no diagnóstico e intervenções pedagógicas que favoreçam a aprendizagem e rendimento do aluno. O acompanhamento psicopedagógico favorece melhor desenvolvimento do aluno na concentração, autocontrole, comportamento, autoestima, aprendizagem, favorecendo a socialização, interação e bom rendimento do aluno. Portanto, acreditamos que as escolas, por meio do poder público deveriam promover o atendimento pedagógico para todos os alunos, fortalecendo o vínculo do professor e psicopedagógico como estratégia de desenvolver o ensino e aprendizagem dos alunos de forma eficiente e significativa.

     

  • Palavras-chave
  • Psicopedagogo; TDAH; Aprendizagem.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação
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Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2022!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do X Encontro de Iniciação à Pesquisa, X Encontro de Monitoria, XII Encontro de Pós-graduação e III Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.

Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.

Boa leitura!

Drª. Denise Moreira Lima Lobo

Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2022

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