Introdução: A Psicopedagogia é uma área do conhecimento que estuda a aprendizagem e a mente humana. Esse campo do saber está relacionado com a Pedagogia e a Psicologia. A Psicopedagogia é fundamental para a compreensão das dificuldades de aprendizagem, bem como melhorar seu processo de assimilação do conhecimento. Vale destacar que a Psicopedagogia é uma área de especialização que envolve tanto a Pedagogia, a qual está relacionada com a questão pedagógica, na relação com o ensinar e aprender, quanto a Psicologia. Atualmente essa área tem sido muito solicitada no cenário educacional e pela sociedade de modo geral, uma vez que somente o ensino regular não é capaz de sanar as dificuldades de aprendizagem apresentadas por muitas crianças e jovens, havendo desta forma a necessidade de um profissional especializado que contribua com os avanços da aprendizagem do aluno. Dentre as dificuldades de aprendizagem, destacamos o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) que é um distúrbio neurobiológico, que se caracteriza pela desatenção, impulsividade, agitação, iniciando-se na infância e podendo seguir até a vida adulta. Acreditamos que apenas o espaço da sala de aula e as metodologias do professor de ensino regular não são suficientes para atender a todos as demandas de sala de aula. Nesse sentido, destacamos a importância do psicopedagogo nesse processo de parceria no desenvolvimento de ensino e aprendizagem com o professor regular. O psicopedagogo exerce um papel fundamental na promoção do desenvolvimento da aprendizagem do ser humano, o qual não está relacionado apenas a sanar as dificuldades de aprendizagem, mas o desenvolvimento da aprendizagem de modo geral, envolvendo tanto causas patológicas como outras causas comuns. Com base no exposto, o presente estudo tem intuito de argumentar a importância do psicopedagogo para desenvolvimento da aprendizagem de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) na escola. Objetivo: Compreender a importância do psicopedagogo para o desenvolvimento da aprendizagem de crianças com TDAH na escola. Metodologia: A pesquisa se caracteriza como bibliográfica para melhor aprofundamento e revisão de literatura relacionada a temática e de cunho qualitativa, uma vez que o mesmo pode possibilitar outras interpretações. Para tanto, realizamos leituras de textos, artigos, livros e websites que abordam o tema em estudo. Resultados e Discussão: O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, de acordo com (Barkley, 2002) é um transtorno do desenvolvimento da criança que acomete o comportamento, atenção, o autocontrole e o nível de atividades físicas e mentais. Esses sinais de impulsividade, controle e hiperatividade são perceptíveis desde a infância e se prolongam-na vida adulta, muito embora se apresentem de forma branca caso sejam tratados precocemente. O diagnóstico do TDAH é fundamentalmente clínico e geralmente é na escola que são identificados pelos professores, uma vez que muitas vezes são despercebidos no meio familiar. Schmitt e Justi (2021 apud Phelan 2005), destaca que “as estatísticas a respeito do TDAH indicam que há aproximadamente 1 criança com este transtorno em cada sala de aula com 20 a 25 alunos”. A maioria dos casos de TDAH são detectados na escola, pois conforme (Barkley, 2002) esse fato fica perceptível uma vez que pode-se perceber “as dificuldades em memorizar e recordar informações já aprendidas; se distrair com facilidade em tarefas realizadas em sala ter dificuldade em permanecer quieto, concentrado e esperar sua vez para falar; falar demais e interromper os colegas e professores”. Nesse sentido, compreendemos a importância do psicopedagogo em parceria com o trabalho do professor, pois conforme Neves apud Bossa (1991) a “psicopedagogia estuda o ato de aprender e ensinar, levando sempre em conta as realidades internas e externas da aprendizagem, tomadas em conjunto. E, mais procurando estudar a construção do conhecimento em toda a sua complexidade, procurando colocar em pé de igualdade os aspectos cognitivos, afetivos e sociais que lhe estão implícitos” (1991, p.12). Acreditamos, desse modo que a função do pedagogo consiste em intervir no processo de ensino e aprendizagem do indivíduo, bem como diagnosticar e avaliar possíveis dificuldades pedagógicas ocasionadas por fatores patológicos ou de forma multifatorial. Portanto, as orientações de um psicopedagogo contribuirão para o desenvolvimento da aprendizagem ao longo da vida do indivíduo, observando não só os aspectos clínicos, mas demais fatores que podem ocasionar uma dificuldade de aprendizagem. Considerações finais: Com base no exposto, acreditamos que a parceira do psicopedagogo com a o professor da sala comum é essencial, uma vez que o mesmo pode contribuir no diagnóstico e intervenções pedagógicas que favoreçam a aprendizagem e rendimento do aluno. O acompanhamento psicopedagógico favorece melhor desenvolvimento do aluno na concentração, autocontrole, comportamento, autoestima, aprendizagem, favorecendo a socialização, interação e bom rendimento do aluno. Portanto, acreditamos que as escolas, por meio do poder público deveriam promover o atendimento pedagógico para todos os alunos, fortalecendo o vínculo do professor e psicopedagógico como estratégia de desenvolver o ensino e aprendizagem dos alunos de forma eficiente e significativa.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2022!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do X Encontro de Iniciação à Pesquisa, X Encontro de Monitoria, XII Encontro de Pós-graduação e III Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2022
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2022/artigos
Comissão Organizadora
Juliana Pereira Pessoa
Thalita Rodrigues
Thaiane Bezerra
Arlan Diego Alencar Freitas
Ricardo Junior
Fábio Júnior Braga
Murilo Costa
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Laiza Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Lucas Souza
Roberta Mable Rabelo Sampaio Mapurunga
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018