Introdução: Mucosite oral, osteorradionecrose, candidíase oral e úlceras aftosas são exemplos de lesões orais que acometem a população por etiologias multifatoriais distintas, elas promovem uma série de mudança na qualidade de vida pois geram dor, dificuldade de deglutição, deficiência nutricional, problemas psicossociais e até impossibilidade de alimentação pela via oral. Diante disso, a laserterapia de baixa intensidade surge como uma proposta de redução e controle de seus efeitos. Objetivos: Buscar elucidações a respeito da efetividade do laser de baixa potência na terapia de lesões orais. Metodologia: A busca de artigos foi realizada nos bancos de dados PUBMED, EBSCO e BVS, usando os descritores “Low-Level Light Therapy”, “Pathology Oral” e “Injuries”. Dentre os critérios de inclusão estão estudos originais, publicados nos últimos 5 anos em qualquer idioma. Já os critérios de exclusão corresponderam a: revisões, dissertações, tese, relatos de caso e artigos sem relação ao tema proposto. Resultados: Após a aplicação das estratégias de busca restaram 6 artigos que apresentaram resultados significativos. Resultados: A literatura mostra que a terapia com laser de baixa intensidade é uma alternativa promissora que reduz a inflamação tecidual e promove a cicatrização e analgesia, podendo ser associada a outras terapêuticas. Apesar disso, mais pesquisas devem ser conduzidas para investigar e definir os parâmetros ideais de amplitude, distância e intensidade de aplicação do laser. Considerações finais: A laserterapia de baixa intensidade é uma alternativa eficaz e benéfica no tratamento de afecções bucais leves, moderadas e graves que pode ser utilizada como prevenção e tratamento das sequelas.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2022!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do X Encontro de Iniciação à Pesquisa, X Encontro de Monitoria, XII Encontro de Pós-graduação e III Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2022
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2022/artigos
Comissão Organizadora
Juliana Pereira Pessoa
Thalita Rodrigues
Thaiane Bezerra
Arlan Diego Alencar Freitas
Ricardo Junior
Fábio Júnior Braga
Murilo Costa
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Laiza Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Lucas Souza
Roberta Mable Rabelo Sampaio Mapurunga
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018