Introdução: A idealização de uma odontologia minimamente invasiva, permite que a população adulta tenha menos perdas dentárias e com menos lesões cariosas. No entanto, a possibilidade do dente natural sofrer desgaste patológico é maior, e normalmente as superfícies dos dentes se desgastam em consequência do hábito da mastigação, devido a ácidos nos alimentos ou por conta de hábitos parafuncionais, sendo um dos mais conhecido o bruxismo. Baseado em uma abordagem de intervenções minimamente invasiva e mais acessível financeiramente, as resinas compostas ganharam um papel importantíssimo, graças à evolução de suas propriedades, tornando um material de eleição por muitos dentistas, devido à sua facilidade de manipulação. Objetivo: Analisar, por meio de uma revisão de literatura, se existem diferenças na taxa de sobrevidas de resinas compostas empregadas para o aumento da Dimensão Vertical de Oclusão, em pacientes bruxistas, por diferentes técnicas. Métodos: Foram realizados estudos a partir de acervos virtuais PubMed e Ebsco Host, publicados nos últimos 7 anos, sendo selecionados 6 artigos para compor essa revisão. Resultados: Mediante a necessidade de uma reabilitação total de uma dentição severamente desgastada, utilizando a resina composta, por meio da técnica direta, recomenda-se que as restaurações sejam volumosas, além de se atentar a um aumento planejado da Dimensão Vertical de Oclusão, respeitando as limitações funcionais, estéticas e biológicas de cada paciente. Conclusão: O presente estudo constatou um bom prognóstico de restaurações diretas, em comparação com as restaurações indiretas.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2022!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do X Encontro de Iniciação à Pesquisa, X Encontro de Monitoria, XII Encontro de Pós-graduação e III Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2022
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2022/artigos
Comissão Organizadora
Juliana Pereira Pessoa
Thalita Rodrigues
Thaiane Bezerra
Arlan Diego Alencar Freitas
Ricardo Junior
Fábio Júnior Braga
Murilo Costa
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Laiza Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Lucas Souza
Roberta Mable Rabelo Sampaio Mapurunga
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018