A paralisia cerebral é uma deficiência caracterizada por alterações neurológicas permanentes, que afeta o desenvolvimento motor e cognitivo. A acessibilidade é fundamental na vida desses pacientes, para que eles tenham direito de interagir com a sociedade e assim construir seus valores. Sabemos a realidade existente, ainda há muito preconceito e é um desafio para as mães e profissionais da saúde desmistificar pessoas com pensamento de que paciente com PC não são normais e que o lugar deles é em casa sobre cuidados. Pacientes com paralisia cerebral embora alguns apresentem formas graves e sejam dependentes de cuidados, outros podem desempenhar uma vida muito ativa e independente, trabalhar, estudar e levar uma vida semelhante à de quem não tem problemas neurológicos. Neste resumo abordaremos a importância da inclusão de pacientes com paralisia cerebral no lazer e cultura, gerando acessibilidade e visando a sua funcionalidade, através de uma Revisão Integrativa. Este resrumo tem como objetivo ressaltar a importância da inclusão em ambientes culturais e de lazer, proporcionando uma maior independência e autonomia em pacientes com paralisia cerebral. Foram pesquisados artigos nas bases de dados PubMed, Lilacs e SciELO, sendo selecionados os que abordassem a inclusão de pacientes com paralisia cerebral na cultura e lazer. Foi delimitado o tema, corte temporal de até dez anos. Inicialmente foram encontrados 45 artigos sobre a inclusão da paralisia cerebral, sendo 14 excluídos após a leitura do título e abstract por não abordarem o tema lazer e cultura, 16 por falarem de tratamentos e dores. Ao final, apenas 05 foram selecionados. Os resultados constaram artigos em português, também foi utilizada as palavras chaves: paralisia cerebral, inclusão, lazer e cultura. Resultados e Discussão: A inclusão desses pacientes com paralisia cerebral traz respostas positivas. Apesar das barreiras atitudinais, assim como para precariedade em acessibilidade geral destas pessoas, a inclusão na cultura gera para eles um maior desenvolvimento psicológico e cognitivo, através de atividades como a musicoterapia, teatro, cinema, etc e no lazer, gera um estado de felicidade e bem estar ao paciente, tanto como a melhora na atenção, que traz benefícios na linguagem e escrita, melhora na coordenação motora e também, na comunicação com a sociedade, evitando que essas pessoas entrem em estado de depressão e se sintam sozinhas e excluídas. Considerações finais: A partir desses resultados, concluímos que há uma importância da inclusão, desses pacientes, no lazer e cultura, pois traz inúmeros benefícios para o seu desenvolvimento, no tratamento e na sua comunicação.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2022!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do X Encontro de Iniciação à Pesquisa, X Encontro de Monitoria, XII Encontro de Pós-graduação e III Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2022
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2022/artigos
Comissão Organizadora
Juliana Pereira Pessoa
Thalita Rodrigues
Thaiane Bezerra
Arlan Diego Alencar Freitas
Ricardo Junior
Fábio Júnior Braga
Murilo Costa
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Laiza Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Lucas Souza
Roberta Mable Rabelo Sampaio Mapurunga
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018