Introdução: A comunicação oroantral ou comunicação buco-sinusal pode ser definida como um espaço patológico criado entre o seio maxilar e a cavidade oral. Esta comunicação e subsequente formação de uma fístula oroantral crônica é uma complicação comum frequentemente encontrada por cirurgiões bucomaxilofaciais. Objetivo: Avaliar na literatura o manejo da comunicação buco-sinusal. Métodos: O respectivo estudo é caracterizado como uma revisão de literatura, a busca foi realizada nas bases de dados PubMed, sendo utilizados os descritores:” Communication’’,’’Maxillary’’, “Therapeutics”, foram encontrados 37 artigos no total. Como critérios de inclusão foram aceitos: artigos que respondiam a pergunta norteadora, artigos disponíveis nos últimos 10 anos. Excluíram-se dissertações, artigos de revisão, editoriais, cartas ao editor e resumos de eventos e repetidos. Desse modo foram escolhidos 6 artigos que correspondem aos critérios de inclusão. Resultados: A maioria dos estudos sugere alta taxa de sucesso no fechamento da FAO, mesmo principalmente após a remoção de lesões odontogênicas. No entanto, algumas desvantagens foram relatadas, como obliteração leve da profundidade vestibular e recorrência em até 7,5% dos pacientes. Considerações Finais: Vários fatores devem ser levados em consideração ao decidir qual técnica usar para tratar uma comunicação, como o tamanho do defeito, tempo de diagnóstico, presença de infecção, presença de corpos estranhos no seio e possível futura colocação de implantes dentários.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2022!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do X Encontro de Iniciação à Pesquisa, X Encontro de Monitoria, XII Encontro de Pós-graduação e III Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2022
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2022/artigos
Comissão Organizadora
Juliana Pereira Pessoa
Thalita Rodrigues
Thaiane Bezerra
Arlan Diego Alencar Freitas
Ricardo Junior
Fábio Júnior Braga
Murilo Costa
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Laiza Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Lucas Souza
Roberta Mable Rabelo Sampaio Mapurunga
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018