Introdução: O estilo de vida contemporâneo, caracterizado pelo alto consumo de alimentos ultraprocessados, têm levado à uma maior incidência de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), corroborando para alterações indesejáveis na microbiota intestinal, agravando complicações de saúde e reduzindo a qualidade de vida. Objetivo: Identificar o perfil nutricional, risco de constipação, de disbiose e hipersensibilidades, de colaboradores de um centro universitário. Métodos: Estudo de caráter quantitativo, transversal e descritivo do perfil nutricional dos participantes, realizado nos meses de abril e maio de 2022, com coleta de dados antropométricos e preenchimento de questionários sobre sinais e sintomas, além de hábitos alimentares. Resultados: Compuseram a amostra 55 colaboradores de ambos os sexos, com idade de 20 a 57 anos. Através dos dados antropométricos coletados, percebeu-se que 30,9% e 38,2% dos colaboradores encontram-se com sobrepeso e obesidade, respectivamente. Observou-se risco cardiometabólicos em quase 50% da amostra. Destaca-se que 96,4% precisam atentar para sua alimentação e estilo de vida e 69,1% apresentaram sintomas de constipação. No questionário de rastreamento metabólico, o risco para disbiose foi observado em 27,3% dos indivíduos avaliados. Considerações finais: Mais da metade da população estudada apresenta tendência à inadequação de distribuição de peso, com alta prevalência de sintomas de constipação e risco cardiovascular. Ademais, quase um terço destes apresentam sintomas de disbiose e hipersensibilidades intestinal. Recomenda-se, portanto, a utilização de estratégias de intervenção, incluindo o consumo de uma dieta menos ocidentalizada, prática de atividade física, e orientações de consumo de alimentos que favoreçam o microbioma gastrointestinal e um estado nutricional adequado.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2022!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do X Encontro de Iniciação à Pesquisa, X Encontro de Monitoria, XII Encontro de Pós-graduação e III Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2022
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2022/artigos
Comissão Organizadora
Juliana Pereira Pessoa
Thalita Rodrigues
Thaiane Bezerra
Arlan Diego Alencar Freitas
Ricardo Junior
Fábio Júnior Braga
Murilo Costa
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Laiza Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Lucas Souza
Roberta Mable Rabelo Sampaio Mapurunga
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018