Introdução: De acordo com Organização mundial da saúde (OMS) a cárie se origina a partir do desequilíbrio da flora bucal, desencadeando assim um processo de desmineralização dos dentes. O selamento de fóssulas e fissuras se caracterizam como uma abordagem não invasiva, sendo eficaz na prevenção de cáries em adolescentes e crianças. Os selantes se enquadram em duas categorias diferentes, que são os selantes resinosos e ionoméricos, ambos apresentam propriedades e indicações diferentes. Objetivo: Esse trabalho teve como finalidade discutir os fatores que interferem na eficácia de selantes resinosos e ionoméricos. Métodos: Este trabalho é uma revisão de literatura, no qual foram usados artigos dos últimos 5 anos. Assim, a quantidade de artigos na base de dados PUBMED finalizou-se em 202, sendo eles apenas 15 selecionados para compor essa revisão. Resultados: Em síntese, o cuidado com a técnica é de fundamental importância para a longevidade do tratamento, na qual cada etapa do protocolo deve ser rigorosamente executada. Sendo assim, exige-se que a superfície dentária esteja limpa, livre de umidade e adequadamente preparada para receber o material indicado para o selamento das fossas e fissuras. Considerações finais: É observado como o selamento de fóssulas e fissuras se caracterizam como uma abordagem de prevenção eficaz e não invasiva, demonstrando mais benefícios a saúde bucal já que atua como uma prevenção de cáries em crianças e adolescentes.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2022!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do X Encontro de Iniciação à Pesquisa, X Encontro de Monitoria, XII Encontro de Pós-graduação e III Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2022
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2022/artigos
Comissão Organizadora
Juliana Pereira Pessoa
Thalita Rodrigues
Thaiane Bezerra
Arlan Diego Alencar Freitas
Ricardo Junior
Fábio Júnior Braga
Murilo Costa
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Laiza Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Lucas Souza
Roberta Mable Rabelo Sampaio Mapurunga
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018