A articulação temporomandibular (ATM), é composta pela cabeça da mandíbula, eminência articular do osso temporal e cavidade do osso temporal. Sendo caracterizada como uma articulação ginglimoartroidal que permitem o movimento da mandíbula, podendo vir a ser acometida por uma disfunção temporomandibular. A American Academy of Orofacial Pain (AAOP) define Disfunção Temporomandibular (DTM) como um conjunto de processos dolorosos que podem causar disfunção afetando os músculos da mastigação, às articulações temporomandibulares (ATMs) e estruturas associadas. Sua origem é caracterizada como multifatorial não tendo uma causa determinada. Assim, como também seus sinais e sintomas que são variados, podendo o paciente apresentar dor na própria ATM, dor nos músculos da mastigação, dor de ouvido, ruídos articulares, dor na face, cefaleia, dificuldade ao abrir a boca e dificuldade de realizar os movimentos da articulação. Por ser relacionada a várias causas e sintomas presentes, podemos destacar entre estes os fatores emocionais como a ansiedade, que influi diretamente com prejuízos para a DTM, uma vez que em situações que o indivíduo é submetido a cargas de problemas, desafios, raiva e questões que o levem a sair de sua zona de conforto é atribuído uma descarga de tensões musculares na musculatura mastigatória levando a sua contração, levando o indivíduo a criar hábitos parafuncionais como: morder/ apertar os lábios, morder bochechas, roer as unhas, apertar os dentes que são hábitos que levam a contração da musculatura repetidas vezes. Diante disso, o presente estudo teve o objetivo estudo foi revisar a literatura sobre a relevância da relação dos transtornos de ansiedade e a presença de disfunções temporomandibulares.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2022!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do X Encontro de Iniciação à Pesquisa, X Encontro de Monitoria, XII Encontro de Pós-graduação e III Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2022
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2022/artigos
Comissão Organizadora
Juliana Pereira Pessoa
Thalita Rodrigues
Thaiane Bezerra
Arlan Diego Alencar Freitas
Ricardo Junior
Fábio Júnior Braga
Murilo Costa
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Laiza Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Lucas Souza
Roberta Mable Rabelo Sampaio Mapurunga
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018