A IMPORTÂNCIA DO FISIOTERAPEUTA NAS ESCOLAS PARA GARANTIR ACESSIBILIDADE ÀS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS FÍSICAS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

  • Autor
  • Francisca Beatriz de Sousa Martins
  • Co-autores
  • Isabella Raquel Silva Soares , Ana Vitória Nascimento Silva , Taynara de Menezes Paiva , Rinna Rocha Lopes
  • Resumo
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    Introdução: O acesso continuo à escolas para pessoas com deficiência é uma conquista na história da educação, mas os obstáculos à aprendizagem e à participação limitam o cotidiano dos alunos em situação de inclusão. Com isso, é necessário vencer algumas barreiras, tanto do ambiente escolar, em estruturas arquitetônicas, como de intervenção sobre as necessidades educacionais especiais, como apoio e preparo dos profissionais, com isso, vale ressaltar que seria válido um Fisioterapeuta presente para auxiliar e orientar a escola com um planejamento adequado.  Objetivo: Identificar a importância do Fisioterapeuta dentro das escolas para garantir acessibilidade às crianças com deficiências físicas. Metodologia: Trata-se de uma Revisão Integrativa da Literatura. A busca foi realizada nas Bases de Dados, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Scielo, utilizando os seguintes descritores: Fisioterapia AND escolas, acessibilidade, Fisioterapia, deficientes físicos. Ao todo foram encontrados 43 artigos, onde foram incluídos apenas 4, publicados apenas em língua portuguesa, atemporal e que atendessem aos critérios da temática. Foram excluídos 39 artigos pelos motivos: texto incompleto, revisão de literatura e por não se encaixarem no tema. Resultados e Discussão: Dos quatro estudos selecionados, após leitura minuciosa foi visto que há um baixo número de alunos com deficiências físicas inseridos nas escolas, e apesar disso ainda assim cresce o número de evasão. Os principais pontos observados foram as barreiras arquitetônicas, como: os mobiliários para crianças com paralisa cerebral, a dificuldade para locomoção, obstáculos como portas estreitas, espaço físico inadequado para cadeira de rodas, ausência de banheiro adaptado, telefone e bebedouro fora de alcance do aluno, um ambiente não pensado na inclusão. A falta de preparação dos profissionais de educação em entender e atender as necessidades de uma criança com limitação física, foi outro ponto muito abordado o que ressaltou a importância do fisioterapeuta inserido no meio escolar enfatizando que facilitaria o planejamento de programas voltados a partir do diagnóstico para orientar de forma adequada os profissionais da educação  sobre o ambiente físico para receber essas crianças dentro das suas limitações, tornando um ambiente mais adaptado, favorecendo a permanecia escolar. Considerações finais: Com isso, baseado na literatura, pode-se afirmar que o Fisioterapeuta incluído na educação especial seria importante, pois iria favorecer no processo de aprendizado, intervindo na educação em saúde de professores, gestores, pais e até mesmo das próprias crianças, além de orientar a escola sobre a inclusão nas barreiras locomotivas, pois iria haver um olhar mais voltado as dificuldades físicas e iria preservar o ambiente de barreiras e minimiza-las, proporcionando assim uma melhor locomoção. Porém, pode-se observar a carência de estudos voltados a esse tema, o que poderia ser mais bem explorado.

     

     

     

  • Palavras-chave
  • Acessibilidade; escolas; Fisioterapia.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Promoção, prevenção e reabilitação em fisioterapia
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Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2022!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do X Encontro de Iniciação à Pesquisa, X Encontro de Monitoria, XII Encontro de Pós-graduação e III Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.

Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.

Boa leitura!

Drª. Denise Moreira Lima Lobo

Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2022

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