Introdução: O acesso continuo à escolas para pessoas com deficiência é uma conquista na história da educação, mas os obstáculos à aprendizagem e à participação limitam o cotidiano dos alunos em situação de inclusão. Com isso, é necessário vencer algumas barreiras, tanto do ambiente escolar, em estruturas arquitetônicas, como de intervenção sobre as necessidades educacionais especiais, como apoio e preparo dos profissionais, com isso, vale ressaltar que seria válido um Fisioterapeuta presente para auxiliar e orientar a escola com um planejamento adequado. Objetivo: Identificar a importância do Fisioterapeuta dentro das escolas para garantir acessibilidade às crianças com deficiências físicas. Metodologia: Trata-se de uma Revisão Integrativa da Literatura. A busca foi realizada nas Bases de Dados, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Scielo, utilizando os seguintes descritores: Fisioterapia AND escolas, acessibilidade, Fisioterapia, deficientes físicos. Ao todo foram encontrados 43 artigos, onde foram incluídos apenas 4, publicados apenas em língua portuguesa, atemporal e que atendessem aos critérios da temática. Foram excluídos 39 artigos pelos motivos: texto incompleto, revisão de literatura e por não se encaixarem no tema. Resultados e Discussão: Dos quatro estudos selecionados, após leitura minuciosa foi visto que há um baixo número de alunos com deficiências físicas inseridos nas escolas, e apesar disso ainda assim cresce o número de evasão. Os principais pontos observados foram as barreiras arquitetônicas, como: os mobiliários para crianças com paralisa cerebral, a dificuldade para locomoção, obstáculos como portas estreitas, espaço físico inadequado para cadeira de rodas, ausência de banheiro adaptado, telefone e bebedouro fora de alcance do aluno, um ambiente não pensado na inclusão. A falta de preparação dos profissionais de educação em entender e atender as necessidades de uma criança com limitação física, foi outro ponto muito abordado o que ressaltou a importância do fisioterapeuta inserido no meio escolar enfatizando que facilitaria o planejamento de programas voltados a partir do diagnóstico para orientar de forma adequada os profissionais da educação sobre o ambiente físico para receber essas crianças dentro das suas limitações, tornando um ambiente mais adaptado, favorecendo a permanecia escolar. Considerações finais: Com isso, baseado na literatura, pode-se afirmar que o Fisioterapeuta incluído na educação especial seria importante, pois iria favorecer no processo de aprendizado, intervindo na educação em saúde de professores, gestores, pais e até mesmo das próprias crianças, além de orientar a escola sobre a inclusão nas barreiras locomotivas, pois iria haver um olhar mais voltado as dificuldades físicas e iria preservar o ambiente de barreiras e minimiza-las, proporcionando assim uma melhor locomoção. Porém, pode-se observar a carência de estudos voltados a esse tema, o que poderia ser mais bem explorado.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2022!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do X Encontro de Iniciação à Pesquisa, X Encontro de Monitoria, XII Encontro de Pós-graduação e III Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2022
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2022/artigos
Comissão Organizadora
Juliana Pereira Pessoa
Thalita Rodrigues
Thaiane Bezerra
Arlan Diego Alencar Freitas
Ricardo Junior
Fábio Júnior Braga
Murilo Costa
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Laiza Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Lucas Souza
Roberta Mable Rabelo Sampaio Mapurunga
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018