Introdução: A paralisia facial (PF) é a paralisia de nervos cranianos mais frequente, causando significativa morbidade funcional, resultando em impacto significativo na qualidade de vida do paciente. A incidência anual de paralisia de Bell idiopática como o tipo mais frequente é de 20 a 40 em 100.000 pessoas. As opções de tratamento para PF geralmente visam ativar os músculos mímicos do lado afetado, entre os tratamentos farmacológicos, a injeção de toxina botulínica tipo A (TB) no lado não paralisado tem sido utilizada desde 1987 e tem mostrado resultados promissores e melhora da qualidade de vida Objetivo: esta revisão tem o objetivo de descrever a utilização da TB como alternativa no tratamento da paralisia facial, principalmente a de bell Métodos: Realizou-se um levantamento bibliográfico realizado no mês de outubro de 2022, utilizando as bases de dados Pubmed e Scielo, com as seguintes palavras-chave: “Botulinum Toxins”, “Bell Palsy” e “Therapeutics”, e os termos correspondentes em português, sendo selecionados 11 estudos Resultados: Numerosos estudos demonstraram a capacidade da toxina botulínica para tratar sincinesia e hipertonicidade. A quimiodenervação PF está associada com melhor avaliação clínica graduada da face, gravidade da paralisia e escores de qualidade de vida relatados pelo paciente. A TB pode ser também administrada na musculatura do lado saudável para melhorar a simetria. Considerações finais: encontrou evidências consistentes de toxina botulínica terapia como um tratamento eficaz para melhorar a qualidade de vida em pacientes com paralisia facial. Sendo utilizada na restauração da simetria facial, reduzindo a sincinese e o desequilíbrio facial.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2022!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do X Encontro de Iniciação à Pesquisa, X Encontro de Monitoria, XII Encontro de Pós-graduação e III Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2022
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2022/artigos
Comissão Organizadora
Juliana Pereira Pessoa
Thalita Rodrigues
Thaiane Bezerra
Arlan Diego Alencar Freitas
Ricardo Junior
Fábio Júnior Braga
Murilo Costa
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Laiza Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Lucas Souza
Roberta Mable Rabelo Sampaio Mapurunga
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018