A importância da intervenção fisioterapêutica na inclusão e permanência escolar de crianças com deficiência física

  • Autor
  • Anderson Luiz de Souza Lopes
  • Co-autores
  • Amanda Oliveira Pinho , Isabella de Oliveira Cruz Reategui , Velleny Mikelly Cavalcante de Azevedo Rodrigues , Naiana Goncalves de Bittencourt Vieira , Josenilda Malveira Cavalcanti
  • Resumo
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    Introdução: Atualmente, a inclusão é um assunto de grande destaque nas discussões acerca de serviços e oportunidades, e tem se mostrado de fundamental importância. Compreende-se como educação inclusiva uma educação de qualidade que seja para todos os alunos, incluindo as pessoas que apresentam alguma deficiência seja ela física, mental ou sensorial. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394, em 1996 garante o direito da criança com deficiência, de estudar em sala de aula comum do ensino regular e que estes tenham serviços de apoio especializado. Concomitantemente, nas últimas décadas, as pessoas com deficiência (PCD) passaram a ser vistos como indivíduos que possuem direitos e que devem conviver ativamente na sociedade mesmo com suas individualidades. Nesse contexto, as escolas surgem como importante aliado na concretização dessa integração, pois configura na maioria das vezes o primeiro e maior contato da criança com o meio social, além de desenvolvê-la para este. Nesse contexto, o ambiente escolar deve estar organizado e preparado para trabalhar com as diversidades, adaptando-se às diferenças e com profissionais capacitados, como os fisioterapeutas. Dessa forma, estes profissionais devem ter o conhecimento de que sua atuação vai além do ambiente clínico, focando em outros espaços como as escolas, identificando e minimizando as barreiras e obstáculos que a criança com deficiência irá encontrar neste espaço, orientando e estabelecendo as adaptações e abordagens necessárias. Objetivo: Avaliar como a intervenção fisioterapêutica na escola pode auxiliar na integração e permanência das pessoas com deficiência neste ambiente em sua forma física e social. Metodologia: A metodologia de pesquisa empregada foi uma revisão sistemática de artigos originais, e as ferramentas de pesquisa utilizadas foram PubMed e SCIELO no idioma em Português, entre os anos 2006 e 2022. Dentre os descritores usados estão Fisioterapia, Educação, Acessibilidade e Inclusão. Foram encontrados 8 artigos, 5 descartados por incompatibilidade com o tema escolhido e 3 selecionados. Resultados e Discussão: Entre o período de 2006 e 2022 foram encontrados três artigos publicados que relacionassem os descritores. Desses, dois autores avaliaram entre 27 e 35 escolas públicas e observaram total falta de estrutura, nenhuma delas estavam adaptadas em todos os itens avaliados (rampa, banheiros, moveis, bebedouros, circulação interna, salas de aula), e ressaltaram a importância da intervenção fisioterapêutica na minimização dessas barreiras, proporcionando o acesso livre dessas pessoas ao ambiente escolar. Ainda, o terceiro autor entrevistou 39 professores de escolas públicas regulares de Ensinos Infantil e Fundamental acerca das necessidades encontradas na inclusão escolar, e evidenciou a importância da contribuição terapêutica perante às necessidades apresentadas, podendo decorrer de ações direcionadas ao ambiente escolar, levando em conta a necessidade de minimizar ou mesmo extinguir as barreiras arquitetônicas, promovendo assim a facilitação da acessibilidade e locomoção. Considerações finais: A maioria das instituições de ensino possuem estruturas inadequadas, necessitando de uma adaptação aos possíveis obstáculos ou limitações do ambiente físico e social, além de escassez de recursos para atender a estas necessidades educacionais especiais. O fisioterapeuta então é capaz de identificar e promover as devidas adequações no espaço escolar uma vez que poderá por meio de suas atribuições e conhecimentos específicos, propor mudanças e inovações no ambiente físico, adaptando materiais e móveis, possibilitando melhores condições de acesso e permanência das PCD’s e proporcionando sua inclusão no ambiente escolar, melhorando assim a sua qualidade de vida.

     

  • Palavras-chave
  • Fisioterapia, Educação, Inclusão
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Processo de Cuidar
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Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2022!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do X Encontro de Iniciação à Pesquisa, X Encontro de Monitoria, XII Encontro de Pós-graduação e III Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.

Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.

Boa leitura!

Drª. Denise Moreira Lima Lobo

Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2022

As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2022/artigos

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