Introdução: Atualmente, a inclusão é um assunto de grande destaque nas discussões acerca de serviços e oportunidades, e tem se mostrado de fundamental importância. Compreende-se como educação inclusiva uma educação de qualidade que seja para todos os alunos, incluindo as pessoas que apresentam alguma deficiência seja ela física, mental ou sensorial. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394, em 1996 garante o direito da criança com deficiência, de estudar em sala de aula comum do ensino regular e que estes tenham serviços de apoio especializado. Concomitantemente, nas últimas décadas, as pessoas com deficiência (PCD) passaram a ser vistos como indivíduos que possuem direitos e que devem conviver ativamente na sociedade mesmo com suas individualidades. Nesse contexto, as escolas surgem como importante aliado na concretização dessa integração, pois configura na maioria das vezes o primeiro e maior contato da criança com o meio social, além de desenvolvê-la para este. Nesse contexto, o ambiente escolar deve estar organizado e preparado para trabalhar com as diversidades, adaptando-se às diferenças e com profissionais capacitados, como os fisioterapeutas. Dessa forma, estes profissionais devem ter o conhecimento de que sua atuação vai além do ambiente clínico, focando em outros espaços como as escolas, identificando e minimizando as barreiras e obstáculos que a criança com deficiência irá encontrar neste espaço, orientando e estabelecendo as adaptações e abordagens necessárias. Objetivo: Avaliar como a intervenção fisioterapêutica na escola pode auxiliar na integração e permanência das pessoas com deficiência neste ambiente em sua forma física e social. Metodologia: A metodologia de pesquisa empregada foi uma revisão sistemática de artigos originais, e as ferramentas de pesquisa utilizadas foram PubMed e SCIELO no idioma em Português, entre os anos 2006 e 2022. Dentre os descritores usados estão Fisioterapia, Educação, Acessibilidade e Inclusão. Foram encontrados 8 artigos, 5 descartados por incompatibilidade com o tema escolhido e 3 selecionados. Resultados e Discussão: Entre o período de 2006 e 2022 foram encontrados três artigos publicados que relacionassem os descritores. Desses, dois autores avaliaram entre 27 e 35 escolas públicas e observaram total falta de estrutura, nenhuma delas estavam adaptadas em todos os itens avaliados (rampa, banheiros, moveis, bebedouros, circulação interna, salas de aula), e ressaltaram a importância da intervenção fisioterapêutica na minimização dessas barreiras, proporcionando o acesso livre dessas pessoas ao ambiente escolar. Ainda, o terceiro autor entrevistou 39 professores de escolas públicas regulares de Ensinos Infantil e Fundamental acerca das necessidades encontradas na inclusão escolar, e evidenciou a importância da contribuição terapêutica perante às necessidades apresentadas, podendo decorrer de ações direcionadas ao ambiente escolar, levando em conta a necessidade de minimizar ou mesmo extinguir as barreiras arquitetônicas, promovendo assim a facilitação da acessibilidade e locomoção. Considerações finais: A maioria das instituições de ensino possuem estruturas inadequadas, necessitando de uma adaptação aos possíveis obstáculos ou limitações do ambiente físico e social, além de escassez de recursos para atender a estas necessidades educacionais especiais. O fisioterapeuta então é capaz de identificar e promover as devidas adequações no espaço escolar uma vez que poderá por meio de suas atribuições e conhecimentos específicos, propor mudanças e inovações no ambiente físico, adaptando materiais e móveis, possibilitando melhores condições de acesso e permanência das PCD’s e proporcionando sua inclusão no ambiente escolar, melhorando assim a sua qualidade de vida.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2022!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do X Encontro de Iniciação à Pesquisa, X Encontro de Monitoria, XII Encontro de Pós-graduação e III Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2022
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2022/artigos
Comissão Organizadora
Juliana Pereira Pessoa
Thalita Rodrigues
Thaiane Bezerra
Arlan Diego Alencar Freitas
Ricardo Junior
Fábio Júnior Braga
Murilo Costa
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Laiza Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Lucas Souza
Roberta Mable Rabelo Sampaio Mapurunga
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018