Introdução: Símbolo da confeitaria fina no mundo inteiro, o macarron é formado por dois discos de merengue suíço unidos por uma ganache. Objetivo: pesquisar, identificar e relatar a origem dos macarons; reforçando a diferença do macaron em relação a preparações similares. Métodos: O trabalho é de natureza qualitativa, detendo pesquisas de caráter exploratório, elaborada a partir de material já publicado, constituído principalmente de artigos e materiais disponibilizados na Internet. Resultados: Muitas pessoas acreditam que o macaron é um doce de origem francesa devido à popularidade do doce no país. Mas o macaron se origina em países do Oriente Médio, detendo seu nome de origem árabe. Durante o Renascimento, o macaron aparece na França graças a Catarina De Médici, que teria trazido este biscoito por volta de 1533 da Itália. Com a popularidade do macaron, o doce foi então adotado pelas irmãs beneditinas Marguerite Gaillot e Marie-Elisabeth Morlot, que lançaram sua loja em Nancy, a "Maison des Soeurs Macarons". A fama destes pequenos biscoitos que saboreamos com tanto prazer, muito rapidamente ultrapassa as fronteiras de Châteaulin e conquista uma nova clientela graças à M. Le Meur, que se especializou na confecção dos macarons. Considerações finais: De acordo com a pesquisa realizada, a história do macaron surge na Idade Média em países do Oriente Médio, onde as primeiras receitas conhecidas datam do Renascimento. O macaron apareceu na Europa ainda sem cor e sem cheiro, se diversificando pela primeira vez na Itália por volta de 1533.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2022!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do X Encontro de Iniciação à Pesquisa, X Encontro de Monitoria, XII Encontro de Pós-graduação e III Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2022
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2022/artigos
Comissão Organizadora
Juliana Pereira Pessoa
Thalita Rodrigues
Thaiane Bezerra
Arlan Diego Alencar Freitas
Ricardo Junior
Fábio Júnior Braga
Murilo Costa
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Laiza Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Lucas Souza
Roberta Mable Rabelo Sampaio Mapurunga
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018