Cães com leishmaniose sintomática são, muitas vezes, infectados concomitantemente com outros agentes patogênicos, frequentemente transmitidos por vetores, como a Ehrlichia canis, bactéria causadora da erliquiose monocítica canina (EMC). O objetivo do presente trabalho é detalhar os aspectos imunológicos da coinfecção da leishmaniose e da erliquiose concomitantemente. Foram levantados dados advindos de pesquisas para construir uma revisão de literatura, a fim de resgatar novas informações. Em um primeiro momento, a resposta imunológica se dá quando a célula apresentadora de antígenos (APC) expressa uma interleucina-12 (IL-12) para tornar uma CD4+ T naive em célula T helper do tipo 1 (Th1). A população de linfócitos T helper CD4+ se subdivide em duas: tipo Th1 e tipo Th2. As Th1 são responsáveis pela expressão de IL-2, IL-12, IFN-?, juntamente com a ativação de macrófagos e resposta celular inata. Assim como a Leishmania, a Ehrlichia parasita células hematopoiéticas, maduras ou não, especialmente do sistema fagocitário mononuclear, tais como monócitos e macrófagos, além de poder parasitar tecidos já invadidos por Leishmania, como fígado, baço, medula óssea e linfonodos. Assim sendo pela replicação da bactéria dentro de um vacúolo no citoplasma da célula hospedeira. Conclui-se, portanto, que há uma forte correlação entre a coinfecção com Ehrlichia e a progressão da leishmaniose visceral.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2022!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do X Encontro de Iniciação à Pesquisa, X Encontro de Monitoria, XII Encontro de Pós-graduação e III Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2022
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2022/artigos
Comissão Organizadora
Juliana Pereira Pessoa
Thalita Rodrigues
Thaiane Bezerra
Arlan Diego Alencar Freitas
Ricardo Junior
Fábio Júnior Braga
Murilo Costa
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Laiza Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Lucas Souza
Roberta Mable Rabelo Sampaio Mapurunga
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018