Introdução: As lesões ligamentares do joelho são comuns em indivíduos que praticam esportes, sendo a lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) a mais frequente nos esportes de contato. A ruptura dessa estrutura pode provocar uma frouxidão articular, principalmente, nos movimentos rotacionais e causa, frequentemente, desgaste articular e incapacidade para a prática esportiva. A reconstrução ligamentar tem como objetivo reconstituir o tecido lesado, por meio da substituição por uma estrutura que se assemelha ao tecido ligamentar, de forma que seja funcionalmente eficiente novamente. Objetivo: Investigar o perfil de internações hospitalares por cirurgias de reconstrução de LCA no período de 05 anos (2017-2022) no Brasil. Metodologia: Tratou-se de um estudo epidemiológico, observacional e descritivo. Tendo os dados coletados através do Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS) na Plataforma DATASUS, em outubro de 2022. Foram selecionados os procedimentos hospitalares por Regiões/Unidades da Federação do Brasil, no período de agosto de 2017 à agosto de 2022, tendo como procedimento principal a cirurgia de reconstrução ligamentar intra-articular do joelho (LCA). Outrossim, foram aplicados os seguintes filtros de pesquisa: quantidade de AIH aprovadas e internações, e cirurgias eletivas e de urgência visando obter melhores resultados de busca. Neste estudo não se fez necessária a submissão junto ao Comitê de Ética em Pesquisa, por se tratar da utilização de um banco de dados público. Resultados e Discussão: De acordo com os dados encontrados, obteve-se, durante o período selecionado, um total de 32.765 procedimentos cirúrgicos com AIH aprovadas e internações de reconstrução de LCA. A maior quantidade de internações obtidas foi na região Sudeste com taxa de 48.8% (n=16.013), seguida da região Sul com 24.9% (n=8.179), região Nordeste com 15.3% (n=5.003), região Centro-Oeste com 8.59% (n=2.812) e, região Norte constando o menor número de cirurgias, com taxa de 2.32% (n=758). Do total de procedimentos cirúrgicos realizados, 89% (n=29.152) foram de caráter eletivo, onde destas, 50.8% (n=14.835) foram realizadas apenas na região Sudeste. As cirurgias de urgência foram realizadas em menor número, com somente 10.5% (n=3.403) dos procedimentos, sendo a região Nordeste com maiores índices de cirurgia, 34.05% (n=1.159), seguida da região Sudeste com 30.47% (n=1.037). Considerações finais: Diante dos dados relatados, pode-se afirmar que o Brasil apresenta um alto índice de internações associadas às rupturas de LCA. Reforçando a importância de meios preventivos e de intervenções multidisciplinares, visando a redução do número de casos de lesões e, consequentemente, cirurgias no país.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2022!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do X Encontro de Iniciação à Pesquisa, X Encontro de Monitoria, XII Encontro de Pós-graduação e III Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2022
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2022/artigos
Comissão Organizadora
Juliana Pereira Pessoa
Thalita Rodrigues
Thaiane Bezerra
Arlan Diego Alencar Freitas
Ricardo Junior
Fábio Júnior Braga
Murilo Costa
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Laiza Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Lucas Souza
Roberta Mable Rabelo Sampaio Mapurunga
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018