Introdução: A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença degenerativa do sistema nervoso central que se caracteriza pela desmielinização e deterioração dos axônios. É uma patologia recorrente-remitente e crônica progressiva que atinge o cérebro e a medula espinhal, causando o dano de controle muscular, visão, equilíbrio e sensação. Assim, a fisioterapia proporciona tratamento para manter ou melhorar o equilíbrio, a mobilidade, através da construção de exercícios e tolerância à atividade, função respiratória e redução do impacto da espasticidade. A atividade física tem sido recomendada há muitos anos e sua efetividade da reabilitação tem sido extensivamente estudada. Objetivo: Verificar a eficácia do tratamento aquático em pacientes diagnosticados com Esclerose Múltipla. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura, realizada nas seguintes bases de dados: SciELO, LILACS, PubMed e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Para a busca dos artigos foram utilizados os seguintes descritores em saúde: Hidroterapia, Fisioterapia aquática e Esclerose múltipla. Resultados: Foi possível observar que a hidroterapia como tratamento proporciona aos pacientes uma melhora na mobilidade, estilo de vida ativo, assim como no planejamento da prática de atividade física. Considerações finais: A fisioterapia se torna eficaz no tratamento da esclerose múltipla, tendo melhora significativa da fadiga e equilíbrio, proporcionando uma melhora da funcionalidade, beneficiando o rendimento físico e consequentemente sua qualidade de vida.
Palavras-chave: Hidroterapia; Esclerose Múltipla, Fisioterapia.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2022!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do X Encontro de Iniciação à Pesquisa, X Encontro de Monitoria, XII Encontro de Pós-graduação e III Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2022
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2022/artigos
Comissão Organizadora
Juliana Pereira Pessoa
Thalita Rodrigues
Thaiane Bezerra
Arlan Diego Alencar Freitas
Ricardo Junior
Fábio Júnior Braga
Murilo Costa
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Laiza Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Lucas Souza
Roberta Mable Rabelo Sampaio Mapurunga
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018