EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS EM UMA MONITORIA DE FISIOLOGIA HUMANA: RELATOS DE UM MONITOR EM TEMPOS DE ENSINO HÍBRIDO.

  • Autor
  • Luis Vitor Martins da Silva
  • Co-autores
  • Edson Lopes da Ponte
  • Resumo
  •  

    Introdução: Sabe-se que existem muitas estratégias, além do aprendizado em sala de aula, para fornecer e aprimorar o conhecimento de alunos do Ensino Superior. Uma dessas ferramentas seria a monitoria acadêmica que é fundamental para o progresso dos alunos no decorrer da faculdade. Dessa forma, a monitoria da disciplina de Fisiologia Humana, que se caracteriza como o estudo dos processos fisiológicos que ocorrem nos sistemas do corpo humano, é de suma importância para acadêmicos dos cursos da área da saúde. Objetivo: Relatar as experiências e os desafios encontrados de uma monitoria em tempos de ensino híbrido. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, a partir da realização de monitorias de Fisiologia Humana no Centro Universitário Fametro – Unifametro, direcionado para alunos dos cursos de Odontologia, Fisioterapia, Estética e Cosmética, Educação Física, Nutrição e Enfermagem. Os encontros eram realizados de forma híbrida, dividido em dois dias da semana, sendo um dia para a turma da manhã e outro para a turma da noite. Com os alunos do período da manhã eram realizadas as monitorias através de uma plataforma digital, o Google Meet, e com os alunos da noite, os encontros eram de forma presencial. Os conteúdos repassados em sala de aula com o professor eram reforçados durante os encontros da monitoria através de slides e questionários. Além disso, a monitoria disponibilizava de um perfil no Instagram para propagar conteúdos relacionados a disciplina e era considerado como mais um suporte acadêmico para os alunos recorrerem em épocas de estudo. Resultados e Discussão: A monitoria proporcionou experiências significativas tanto para os acadêmicos, quanto para o monitor. Para este, a monitoria agregou bastante na sua vida acadêmica em termos de desenvoltura perante aos alunos, como repassar de forma clara os assuntos da disciplina, observar as dificuldades dos acadêmicos e traçar estratégias para suprir tais barreiras. Além disso, a interação com o Professor Orientador foi crucial para continuar com as monitorias, pois haviam orientações quanto ao método de ensino, à produção dos materiais de apoio, além da disposição do orientador em sanar todas as dúvidas e questionamentos do monitor. Para os acadêmicos, essa estratégia de aprendizado ofereceu uma maior segurança durante o período letivo, pois a monitoria foi um suporte para o aluno conseguir alcançar bons rendimentos na disciplina e poder identificar a importância da Fisiologia Humana na sua futura profissão. Além do mais, os estudantes puderam compreender que a disciplina não é tão complicada, por mais que tenha uma considerável quantidade de conteúdos, mas eles conseguiram observar que a Fisiologia Humana é uma base para as profissões da área da saúde. Em relação aos desafios, o ensino híbrido foi o mais evidenciado em termos de dificuldade, pois ofertar uma monitoria de forma remota é não ter a certeza de que todos os alunos estão prestando atenção à aula ou que realmente entenderam o conteúdo ou que tiveram alguma dúvida sobre o assunto. Pelo Google Meet, a presença dos alunos não era tão significativa em comparação a quantidade de matriculados na disciplina, o que deixa claro a dificuldade em ministrar uma monitoria de forma online. Outro obstáculo a ser abordado é que havia apenas um monitor para as duas turmas. Era notório a dificuldade de administrar conteúdo para a turma da manhã quanto da noite, pois os horários disponíveis do monitor não eram tão acessíveis para a turma da manhã, por isso foi indicado realizar os encontros via Google Meet no contraturno. Para a turma da noite, o horário disponível para os encontros presenciais era incompatível com o tempo livre dos alunos, pois muitos estavam ocupados com atividades externas do meio acadêmico. No entanto, para amenizar essa dificuldade, o monitor estava disponível para tirar as dúvidas dos alunos durante toda a semana através do Whatsapp e do Instagram da monitoria.   Considerações finais: Mesmo diante das dificuldades do ensino híbrido, a monitoria da disciplina de Fisiologia Humana teve uma certa contribuição na aprovação dos alunos. A comunicação, a confiança, e o relacionamento interpessoal do monitor, com o Professor Orientador e com os alunos colaborou para que o ensino-aprendizagem fosse efetivado. Dessa forma, fica evidente que a monitoria acadêmica, como uma estratégia de ensino-aprendizagem, é significativa no decorrer da trajetória estudantil de alunos do Ensino Superior.

     

  • Palavras-chave
  • Monitoria: Fisiologia Humana; Ensino Híbrido;
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação
Voltar Download

Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2022!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do X Encontro de Iniciação à Pesquisa, X Encontro de Monitoria, XII Encontro de Pós-graduação e III Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.

Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.

Boa leitura!

Drª. Denise Moreira Lima Lobo

Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2022

As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2022/artigos

  • Alimentos, nutrição e saúde
  • Análise e Cálculo Estrutural
  • Análises Clínicas e Toxicológicas
  • Assistência Farmacêutica
  • Auditoria nas Organizações
  • Bem-estar animal, medicina veterinária preventiva e saúde pública veterinária
  • Business Inteligence Artificial e Sistemas de Apoio à decisão
  • Clínica e biotecnologias aplicadas em medicina veterinária
  • Constituição, Cidadania e Efetivação de Direitos
  • Clínica odontológica, odontologia restauradora e reabilitadora
  • Desenvolvimento de Produtos e Projetos
  • Direitos Fundamentais, Sustentabilidade e Democracia
  • Doenças Crônicas Não-transmissíveis
  • Engenharia de Software e Computação em Nuvem
  • Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação
  • Estratégias Organizacionais
  • Estudos de Utilização de Medicamentos
  • Farmácia Hospitalar e Clínica
  • Fitoterapia
  • Gestão, Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade na Construção Civil
  • História, Patrimônio e Identidade
  • Inovação e Inteligência Artificial
  • Lean Manufacturing e Gestão
  • Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
  • Movimentos Sociais, Conflito e Direitos humanos
  • Planejamento, Modelos e Estratégias em Gestão de Pessoas
  • Políticas e práticas em saúde mental
  • Políticas Públicas e Direitos Sociais
  • Prática docente e tecnologias educacionais
  • Procedimentos Físico-Químicos Utilizados em Estética
  • Processo de Cuidar
  • Produção do Espaço, Ocupação, Gestão e Cidadania
  • Produção e Processamento de Alimentos
  • Produtos Naturais, Farmacológicos e Cosméticos
  • Promoção da Saúde e Tecnologias Aplicadas
  • Promoção, prevenção e reabilitação em fisioterapia
  • Qualidade e inovação em alimentos e nutrição
  • Saneamento Ambiental, Poluição do Ar, Recursos Hídricos e Geotecnia
  • Saúde coletiva, promoção e prevenção em odontologia
  • Saúde Mental e o processo de Adoecimento no Trabalho
  • Tecnologia em Engenharia de Tráfego e Transporte
  • Teoria do Projeto, da Arquitetura e da Cidade
  • Contabilidade, Controladoria e Finanças

Comissão Organizadora

Juliana Pereira Pessoa
Thalita Rodrigues
Thaiane Bezerra
Arlan Diego Alencar Freitas
Ricardo Junior
Fábio Júnior Braga
Murilo Costa
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Laiza Rodrigues

Comissão Científica

Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica

Lucas Souza

Roberta Mable Rabelo Sampaio Mapurunga

A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018