Introdução: A peste suína clássica (PSC) é uma doença viral que acomete suínos domésticos, alguns dos seus sinais clínicos podem ser letargia, animais amontoados, conjuntivite, lesões hemorrágicas na pele, cianose em extremidades, paresia de membros e ataxia. No Brasil, foram notificados casos recentes nos anos de 2018 e 2019, cerca de 67 focos da doença foram notificados nos estados do Ceará, Alagoas e Piauí, onde o controle foi a eliminação dos animais infectados e os que tiveram contato direto. Objetivo: O trabalho reúne informações a respeito dos surtos de peste suína ocorridos no Brasil nos anos de 2018, 2019 e 2021, precavendo produtores e a população acerca dos problemas causados por essa patologia, albergando todos os seus aspectos através da revisão de literatura. Métodos: Foram utilizados canais de pesquisa eletrônicos como google acadêmico, revista scielo, revista PubVet, artigos científicos e a cartilha do plano Brasil livre de peste suína clássica, disponibilizado pelo MAPA. Resultados: O Brasil é um dos maiores exportadores de carne suína do mundo, exportando, anualmente, quantias exorbitantes da mesma, portanto deve- se manter o alerta ligado a qualquer foco que possa ser diagnosticado como PSC. O Brasil segue buscando o status de zona livre da doença, porém, algumas regiões ainda possuem estados em que a doença não está totalmente erradicada. Considerações finais: Diante dos quadros de infecções recentes ocorridos no país, faz- se necessário que produtores e profissionais da área fiquem em alerta com a forma de propagação, sinais clínicos e formas de controle.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2022!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do X Encontro de Iniciação à Pesquisa, X Encontro de Monitoria, XII Encontro de Pós-graduação e III Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2022
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2022/artigos
Comissão Organizadora
Juliana Pereira Pessoa
Thalita Rodrigues
Thaiane Bezerra
Arlan Diego Alencar Freitas
Ricardo Junior
Fábio Júnior Braga
Murilo Costa
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Laiza Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Lucas Souza
Roberta Mable Rabelo Sampaio Mapurunga
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018