Introdução: Dentre os diversos fatores que resultam em extração dos elementos dentários, doenças periodontais e cáries são os fatores causais mais comuns em todo o mundo. Após a exodontia, o paciente é comumente acometido com sintomas de edema, dor e trismo, e com isso inúmeros métodos já foram utilizados para inibir os sintomas pós-operatórios. Dessa forma, a terapia a laser de baixa intensidade (LLLT) faz com que seja estimulada a melhora da função e a redução da dor como também age progredindo no processo de cicatrização e no aumento da reação analgésica local, sendo uma modalidade terapêutica geralmente livre de efeitos colaterais. Objetivo: Identificar, por intermédio de uma revisão de literatura, a efetividade e aplicabilidade do laser de baixa intensidade após uma intervenção cirúrgica de exodontia. Metodologia: O presente estudo trata-se de uma revisão de literatura, que para a sua execução foram coletados artigos dos últimos cinco anos (2017 - 2022) sendo utilizadas as seguintes plataformas PubMed, Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e Cochrane library com os descritores: “Cicatrização”, “Terapia com luz de baixa intensidade” e “Extração dentária” e os termos correspondentes em inglês, com os seguintes critérios de exclusão: objetivos e resultados não explícitos de forma clara, e artigos incompletos eletronicamente. Resultados e Discussão: Dentre os artigos selecionados, alguns apresentaram benefícios na utilização do laser de baixa intensidade na modulação da dor e cicatrização pós cirúrgica. Em contrapartida, outros artigos mostraram que não houve melhora significativa na regeneração do tecido mole, ósseo e nem melhora das complicações pós-operatórias. Considerações finais: Diante do exposto, torna-se evidente que a utilização da terapia com laser de baixa intensidade em alvéolos pós exodontia é vantajosa e pode se tornar uma grande aliada na odontologia. Contudo, faz-se necessário novos estudos com ensaios mais amplos a fim de avaliar e confirmar a real eficácia do LLLT.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2022!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do X Encontro de Iniciação à Pesquisa, X Encontro de Monitoria, XII Encontro de Pós-graduação e III Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2022
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2022/artigos
Comissão Organizadora
Juliana Pereira Pessoa
Thalita Rodrigues
Thaiane Bezerra
Arlan Diego Alencar Freitas
Ricardo Junior
Fábio Júnior Braga
Murilo Costa
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Laiza Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Lucas Souza
Roberta Mable Rabelo Sampaio Mapurunga
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018