Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por prejuízo na comunicação social, interação social e nos padrões restritos e repetitivo de comportamento, interesses ou atividades (APA, 2014). Conforme Portolese et al (2017), no Brasil ainda não há estudos epidemiológicos representativos sobre o índice de crianças com TEA; mas em um estudo piloto foi apontado uma prevalência de 2,7 por 1000. Podemos observar que, diante de algumas atividades, as crianças autistas precisam de um ensino mais estruturado quando em comparação com as crianças as crianças típicas (MINETTO E LÖHR, 2016). Dessa forma, os profissionais devem delinear estratégias adequadas para promover a educação e o desenvolvimento, adaptando as condições e metodologias oferecidas, a fim de proporcionar um ensino de qualidade aos alunos e sua inclusão no ambiente escolar. Objetivo: O presente estudo tem como objetivo refletir sobre a importância da capacitação profissional dos professores para atuar com crianças com TEA. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica descritiva relacionada ao ambiente escolar e desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista. Resultados e discussões: Com base nas pesquisas realizadas, Viera, Rosa e Freire (2017) citam que as crianças atípicas podem beneficiar-se com a interação social presente no ambiente escolar, facilitando e ampliando as demais habilidades através de uma inclusão e ensino adequados. Porém, de acordo com Campos e Fernandes (2016) os profissionais da instituição escolar não possuem capacitação adequada para lidar com esse público. Dessa forma, fornecem um ensino limitado aos seus alunos e não sabem como conduzir suas especificidades. Considerações Finais: A insuficiência na formação dos profissionais e ausência de conhecimentos adequados acerca no TEA impacta no desenvolvimento das crianças, com isso torna-se necessário realizar adaptações curriculares, bem como os profissionais buscarem capacitação para promover um ensino de qualidade.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2022!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do X Encontro de Iniciação à Pesquisa, X Encontro de Monitoria, XII Encontro de Pós-graduação e III Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2022
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2022/artigos
Comissão Organizadora
Juliana Pereira Pessoa
Thalita Rodrigues
Thaiane Bezerra
Arlan Diego Alencar Freitas
Ricardo Junior
Fábio Júnior Braga
Murilo Costa
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Laiza Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Lucas Souza
Roberta Mable Rabelo Sampaio Mapurunga
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018