O mercado requer profissionais qualificados e preparados para as demandas que o sistema de saúde apresenta na rede público/privada. Sendo assim, o engenheiro de produção preenche estes requisitos, pois desenvolve uma infinidade de atribuições que são de fundamental importância para a tomada de decisão, gestão da qualidade, lean healthcare e manufacturing, redução de custos, matrizes e ferramentas de gestão. O artigo tem por objetivo construir uma proposta de inserção de uma disciplina na área gestão de saúde e/ou tecnologia em saúde na graduação de engenharia de produção para que o engenheiro possa conhecer a estrutura, atribuições e como e o funcionamento do sistema. O estudo desenvolveu-se com base em dados secundários de caráter qualitativo, através de uma pesquisa nas principais instituições de ensino no Estado do Ceará, para avaliar a grade curricular com a finalidade de observar quais dentre as 10 instituições pesquisadas possuem disciplina na área de gestão de saúde no curso de graduação em engenharia de produção. Observou-se que, em nenhuma das matrizes curriculares pesquisadas há disciplina em questão. Portanto, compreende-se a necessidade de formar engenheiros(as) de produção com conhecimentos sobre o sistema de saúde brasileiro, tendo em vista que a demanda na área da saúde é crescente e requer profissionais qualificados, preparados nesta área de atuação para aplicação dos conhecimentos, habilidades e competências para a tomada de decisão.
Palavras-chave: engenharia de produção; sistema de saúde; instituição de ensino; perfil do engenheiro
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2022!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do X Encontro de Iniciação à Pesquisa, X Encontro de Monitoria, XII Encontro de Pós-graduação e III Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2022
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2022/artigos
Comissão Organizadora
Juliana Pereira Pessoa
Thalita Rodrigues
Thaiane Bezerra
Arlan Diego Alencar Freitas
Ricardo Junior
Fábio Júnior Braga
Murilo Costa
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Laiza Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Lucas Souza
Roberta Mable Rabelo Sampaio Mapurunga
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018