INTERAÇÃO ENTRE A COMUNIDADE, ENSINO E SERVIÇO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Iana Maria Araújo Cruz
  • Co-autores
  • Laís Colares Parente , Gabriella Andrade de Lima Sales , Andrea Izabel de Souza Alvarado , Antonio Rodrigues Neri , Kátia do Nascimento Gomes
  • Resumo
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    Introdução: A Estratégia Saúde da Família (ESF) é caracterizada como um modelo alternativo ao assistencial e tem o intuito de buscar a integração entre a prática de atendimento individualizado às ações de vigilância em saúde. A atenção primária à Saúde (APS) é reconhecida como a coordenadora do cuidado e funciona como o centro de comunicação da Rede de Atenção à Saúde (RAS). Na APS são apresentados os problemas mais frequentes da comunidade e seus determinantes de saúde, lidando com o contexto de desenvolvimento da doença. Assim, APS exibe um rico campo de estágios, pois proporcionam ao aluno a possibilidade de perceber a saúde fora dos ambientes essencialmente acadêmicos, viabilizando a percepção da profissão dentro do contexto de vida das pessoas, permitindo a compreensão da realidade do processo saúde-doença. Objetivo: Apresentar a experiência de educação em saúde sobre autoexame da boca e prevenção de câncer oral, dentro de uma Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) em Fortaleza (Ceará) realizada pelos acadêmicos do curso de odontologia da UNIFAMETRO. Metodologia: Durante a realização de estágio obrigatório das disciplinas de Interação Comunitária e Estágio Supervisionado, foi realizado o planejamento e execução de palestra sobre a prevenção do câncer de boca. Essa ação de educação para promoção da saúde aconteceu através da orientação, em sala de espera, aos pacientes da unidade de saúde sobre as causas do câncer de boca, fatores predisponentes e sobre autoexame dos tecidos da cavidade oral, bem como, lesões importantes que devem ser consideradas e examinadas pelo profissional de saúde dentro da Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS). Resultados e Discussão: Foram realizadas 3 palestras e acolhidos 26 pacientes, que além de participarem da palestra, receberam material sobre orientação de higiene oral e sobre a técnica de autoexame da boca. Outrossim, após a participação na apresentação da palestra, todos os participantes foram encaminhados ao consultório odontológico, onde foi realizado exame intra extra oral da boca e agendamento para atendimento eletivo de todas as necessidades de tratamento odontológico. Não foi encontrada nenhuma lesão importante para ser encaminhada ao estomatologista. A literatura recomenda que, a prevenção primária do câncer de boca consiste em atividades educativas promovidas pelos órgãos de saúde, como, hábitos saudáveis, evitar tabagismo, evitar consumo de bebidas alcoólicas e autoexame. É imprescindível se manter atento aos sinais e sintomas, como surgimento de lesões que permaneçam por mais de 15 dias na cavidade oral, manchas brancas ou vermelhas em qualquer parte da boca, nódulos, rouquidão ou dificuldade na mastigação e deglutição. Considerações finais: Diante dessa ação, verifica-se que a prática e atuação junto aos locais onde as pessoas vivem, levam o aluno a tornar-se sensível às demandas da comunidade. Através do reconhecimento das reais necessidades das pessoas e de suas fragilidades e dificuldades, o aluno passa a desenvolver maiores habilidades em relação aos seus conhecimentos. Além disso, a integração ensino-serviço-comunidade aumenta a oferta de serviço, incluindo ações de educação em saúde que fortalecem o ideal das ações preventivas e autonomia na continuação do cuidado, e nesse caso, a prevenção de câncer de boca foi uma experiência definitiva sobre esse aspecto.

     

  • Palavras-chave
  • Câncer oral, Atenção Primária de Saúde, Educação em Saúde Pública
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Saúde coletiva, promoção e prevenção em odontologia
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Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2022!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do X Encontro de Iniciação à Pesquisa, X Encontro de Monitoria, XII Encontro de Pós-graduação e III Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.

Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.

Boa leitura!

Drª. Denise Moreira Lima Lobo

Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2022

As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2022/artigos

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A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.

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