Introdução: De acordo com a constituição Federal de 1988 e as diretrizes das bases da educação nacional, foi estabelecido que a educação é direito de todos. A educação inclusiva, por sua vez, realça que o espaço escolar deve ser um local propício para interação social, indicando que, para a pessoa com deficiência, a livre acessibilidade é um fator relevante para o estabelecimento das relações no âmbito escolar. Sabendo que a fisioterapia é amparada nos três níveis de atenção da saúde: promoção, prevenção e reabilitação, o fisioterapeuta se mostra de suma importância no tramite de inclusão escolar, principalmente para alunos portadores de necessidades especiais e/ou deficiência, seja ela motora ou cognitiva. Objetivo: Identificar a atuação da fisioterapia na inclusão e acessibilidade na rede escolar. Metodologia: Trata-se de uma revisão narrativa da literatura utilizando artigos pesquisados nas bases de dados Scielo e Portal Regional da BVS. As palavras chaves utilizadas para a busca foram: fisioterapia, acessibilidade, escolas. Foram incluídos artigos que estivessem com texto disponível na íntegra e publicados no idioma português, nos últimos 10 anos. Foram excluídos os estudos de revisão e/ou que não abordassem a temática principal desse estudo. Resultados e Discussão: A busca resultou em 14 artigos, entretanto 10 foram excluídos: 4 por falta de resultados e intervenção, 5 por não abordar a temática principal desse estudo e 1 ser uma revisão de literatura. A taxa de matrículas de alunos com alguma necessidade especial ou deficiência teve aumento significativo nos últimos anos. Porém, muitos destes alunos estão em escolas sem preparação estrutural e/ou de ensino inadequado frente a suas limitações, incluindo profissionais incapacitados e falta de materiais que auxiliam os mesmos na inclusão e acessibilidade do meio escolar para suprir tais necessidades. Nesse sentido, estudos têm demonstrado a relevância da atuação do fisioterapeuta dentro das escolas, uma vez que o fisioterapeuta orienta técnicas de posicionamentos e métodos na melhora da autonomia funcional portadores de deficiências físicas ou cognitivas, além de atuar na facilitação da escrita com o auxílio de órteses de baixo custo, proporcionando melhora da preensão trípode por meio da realização da pinça palmar. Ademais, são descritas na literatura maior taxa de inclusão e melhora no desempenho dos alunos nas aulas práticas de educação física com a criação de uma cartilha de exercícios recreativas com adaptações para atividades com bola. O fisioterapeuta também tem grande atuação no que tange a acessibilidade arquitetônica, pois são profissionais capacitados para orientar a eliminação de barreiras ambientais físicas, no intuito de melhorar o acesso à banheiros, salas e quadras, assim como a utilização dos equipamentos, como, por exemplo, a implementação de barras, pisos antiderrapantes, encostos de carteiras adequados e banheiros adaptados. Por fim, a atuação do fisioterapeuta na rede escolar não se restringe apenas a atuação direta aos alunos com portadores de necessidades, mas também apresenta resultado positivo na disseminação de informações e orientações, seja ela para professores, funcionários e pais, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e interações sociais de jovens e crianças com limitações. Considerações finais: A fisioterapia é uma grande aliada para a acessibilidade na rede escolar, uma vez que favorece o desenvolvimento da autonomia e independência dos alunos com alguma disfunção, seja ela motora ou cognitiva. Além disso, também facilita o processo de inclusão e conscientização das pessoas que convivem com o indivíduo. Deste modo, faz se necessário o fisioterapeuta no acompanhamento desses alunos e dos profissionais atuantes da rede escolar.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2022!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do X Encontro de Iniciação à Pesquisa, X Encontro de Monitoria, XII Encontro de Pós-graduação e III Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2022
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2022/artigos
Comissão Organizadora
Juliana Pereira Pessoa
Thalita Rodrigues
Thaiane Bezerra
Arlan Diego Alencar Freitas
Ricardo Junior
Fábio Júnior Braga
Murilo Costa
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Laiza Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Lucas Souza
Roberta Mable Rabelo Sampaio Mapurunga
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018