Introdução: O espaço de mentoria proporciona ao aluno monitor um processo de ensino-aprendizagem mais ativo, além de vantagens pedagógicas. Este processo permite que o monitor, através de suas atividades, tenha a experiência da vida prática de um docente, além de ajudar a ampliar a maneira como o professor-orientador é capaz de compartilhar vivências acadêmicas. Alguns assuntos se tornam pouco explorados na sala de aula, e no espaço de monitoria esses assuntos podem ser melhor compreendidos devido aos treinamentos práticos realizados constantemente como um reforço. Esse espaço é capaz de proporcionar aos estudantes situações de treinamento, esclarecimento de dúvidas, rodas de conversas e atividades práticas que simulem a vivência clínica almejando um melhor desempenho na vida profissional de cada um. Alguns dos objetivos da monitoria é estimular a reflexão sobre as escolhas profissionais dos alunos durante o curso, promover um ambiente favorável para discussão de temáticas dentro da disciplina abordada, unindo abordagens teórico-práticas e principalmente proporcionar o aperfeiçoamento da manualidade de forma individual. Desenvolver estratégias para uma melhor organização dos estudos diários dos alunos fora da IES também é necessário, pensando em métodos que reduzam o estresse e a ansiedade. Objetivo: Relatar a experiência da monitora na disciplina de Cinesioterapia 1 e 2 do curso de Fisioterapia durante o ano de 2022 destacando a importância no acompanhamento presencial das aulas, juntamente com a turma e a professora-orientadora da disciplina. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência através da vivência acadêmica da monitora no que diz respeito à participação durante as aulas de Cinesioterapia. Resultados e Discussão: A monitoria tornase uma estratégia de ensino capaz de construir uma relação direta e facilitadora do processo educacional, uma vez que, os alunos se sentem mais próximos do monitor pelo simples fato de ambos serem estudantes e não existirem hierarquias. O favorável resultado adquirido com essa experiência veio de um bom relacionamento interpessoal criado entre monitor, alunos monitorados e docentes, concedendo um maior aprendizado para todos. O acompanhamento das aulas se tornou indispensável, posto que, o monitor se aproxima ainda mais da turma, ajuda na execução das atividades estabelecidas pelo professor, tem a possibilidade de ver como o docente ministra a aula, e exerce a função de um auxílio extra para a turma construindo uma relação mais próxima e de confiança com os alunos. É uma experiência desafiadora e instigante, abre espaço para novas visões, novas perspectivas acadêmicas, permite que o aluno monitor enxergue a disciplina de outra maneira e o aprimoramento em determinados assuntos e técnicas, trazendo benefícios pessoais na qual me trouxeram uma maturidade e uma vivência totalmente diferente do que já foi vivido durante a graduação. Considerações finais: A monitoria deve ser um espaço no qual a expressão de ideias e a comunicação ocorram livremente, incentivando e maximizando o aprendizado, além de se tornar um facilitador do conhecimento. A possibilidade de estar presente nas aulas foi de grande relevância para segurança emocional, para possuir um comportamento ético e o aperfeiçoamento na disciplina ministrada.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2022!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do X Encontro de Iniciação à Pesquisa, X Encontro de Monitoria, XII Encontro de Pós-graduação e III Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2022
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2022/artigos
Comissão Organizadora
Juliana Pereira Pessoa
Thalita Rodrigues
Thaiane Bezerra
Arlan Diego Alencar Freitas
Ricardo Junior
Fábio Júnior Braga
Murilo Costa
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Laiza Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Lucas Souza
Roberta Mable Rabelo Sampaio Mapurunga
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018