Introdução: Os indivíduos que permanecem por longos períodos de tempo nas unidades de terapia intensiva, tendem a ter perdas funcionais e acometimento psicológico, implicando diretamente no prognóstico do mesmo e na qualidade de vida pós alta hospitalar. A expertise e atendimento com qualidade pela equipe, torna a constante atualização necessária nesse processo, visando aplicação de abordagens atualizadas e seguras ao paciente, consequentemente, melhores condições de alta. Objetivos: Realizar uma revisão integrativa da literatura sobre a qualidade de vida de pacientes após alta hospitalar de unidade de terapia intensiva. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa com artigos pesquisados na base de dados PubMed, diretório de revistas SciELO e plataforma Ebsco. Foram incluídos artigos publicados nos últimos 5 anos, pesquisados com os descritores: unidade de terapia intensiva, alta hospitalar e qualidade de vida. Foram excluídos os artigos que não se referiam à temática principal deste estudo, além de revisões de literatura, dissertações e teses. Foram encontrados 245 artigos, e após a leitura do título e resumo restaram 33, e por fim, após a leitura do artigo completo foram eleitos 16 artigos. Resultados: Dentre os estudos encontrados, pacientes pós alta da Unidade de Terapia Intensiva, apresentaram fraqueza associada a incapacidade funcional de curto prazo, entretanto, nenhum dos artigos selecionados apresentaram alterações na qualidade de vida. O exercício físico mostrou-se uma importante ferramenta para o aumento da qualidade de vida e da capacidade funcional em pacientes hospitalizados. A avaliação eficaz e a intervenção precoce reduziram o tempo de permanência de pacientes no ambiente hospitalar e o risco de internações. O programa de gestão alinhado com a fisioterapia melhora a qualidade de vida e a funcionalidade em pacientes pós alta da UTI. Ao analisar internações por COVID-19 os sintomas como a fadiga, dispneia, perda de memória, concentração e distúrbios do sono, persistem após alta, mas sem diferença entre pacientes que ficaram em enfermaria e uti. A avaliação regular da intensidade da dor leva a um melhor resultado e melhor qualidade de vida dos pacientes na UTI e após a alta da UTI. O padrão ouro nos instrumentos avaliativos da qualidade de vida foram o autorrelato do paciente, entretanto, em casos de pacientes não contactantes a Behavioral Pain Scale (BPS) e a Critical Care Pain Observation Tool (CPOT). Conclusão: Os estudos sugerem que os pacientes pós alta da unidade de terapia intensiva apontam alguns sintomas funcionais, entretanto não apresentam alterações na qualidade de vida. Programa de gestão junto a exercícios e avaliação regular da dor, indicam contribuição para o aumento da qualidade de vida desses pacientes.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2022!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do X Encontro de Iniciação à Pesquisa, X Encontro de Monitoria, XII Encontro de Pós-graduação e III Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2022
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2022/artigos
Comissão Organizadora
Juliana Pereira Pessoa
Thalita Rodrigues
Thaiane Bezerra
Arlan Diego Alencar Freitas
Ricardo Junior
Fábio Júnior Braga
Murilo Costa
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Laiza Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Lucas Souza
Roberta Mable Rabelo Sampaio Mapurunga
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018