Introdução: A monitoria é um projeto extracurricular ofertado por toda instituição de ensino superior (IES), na qual os alunos auxiliam outros alunos em determinada atividade ou disciplina, havendo assim um crescimento intelectual e pessoal de ambos envolvidos. A disciplina de Melhoramento Genético Animal é receada por todos os alunos que se matriculam, pois, ela aborda conteúdos correlacionados a matemática. Segundo Devlin (2005) a capacidade de lidar com a matemática está associada a diversos atributos mentais desenvolvidas pelo homem. Assim, é percebido por boa parte dos discentes uma dificuldade nos assuntos que envolve a matemática na disciplina de melhoramento genético animal. Objetivo: O presente trabalho teve como objetivo propor a elaboração de um caderno de exercícios na qual os alunos terão livre disponibilidade de mais uma ferramenta de ensino-aprendizado. Metodologia: Elaborar um caderno de questões contendo aproximadamente 30 questões envolvendo a matemática, abordando os seguintes conteúdos programáticos da disciplina de melhoramento genético: revisão de estatística, genética de população e teorema de Hardy e Weinberg, herdabilidade, repetibilidade, interação genética, seleção, tipos de seleção, parentesco e consanguinidade, heterose e cruzamento (GAMA, 2007). Resultados e Discussão: A disciplina de melhoramento genético animal em sua ementa contém diversas áreas da matemática, o que por sua vez pode causar um certo receio nos discentes que na sua maioria não se sentem confortáveis na resolução dos cálculos durante a passagem pela disciplina devido a grande dificuldade com números. Foi observado durante as monitorias um grande aprendizado e fixação dos alunos quando se era utilizado a resolução de questões envolvendo a matemática, como ferramenta de aprendizado. Logo, é notório que a elaboração de um caderno de questões será de grande soma a aprendizagem dos discentes ao universo do melhoramento genético animal, tendo em vista um grande ganho intelectual de maneira simples e prática, tornando-os mais aptos a resolverem possíveis problemas do cotidiano de um médico veterinário. Considerações finais: Esse caderno de questões envolvendo a matemática com os assuntos abordados na disciplina de melhoramento genético animal proporcionará um grande crescimento dos monitores em desenvolver mais uma ferramenta de ensino-aprendizagem durante a monitoria e contribuirá para um bom desenvolvimento e sucesso dos discentes que estão cursando a disciplin de melhoramento genético animal.
Palavras-chave: Monitoria; Caderno De Questões; Métodos De Aprendizagem.
Referências:
ASSIS. F. Programa de monitoria acadêmica: percepções de monitores orientadores. Revista Enfermagem (UERJ),Rio de Janeiro, v. 14, p. 391, 397, 2006. Acesso em: 24 de set. de 2021.
GAMA, L. T. Melhoramento Genético Animal. Escolar Editora, 306p., 2007.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2022!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do X Encontro de Iniciação à Pesquisa, X Encontro de Monitoria, XII Encontro de Pós-graduação e III Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2022
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