Introdução: O uso de cannabis medicinal e canabinóides aumentou em todo o mundo nos últimos anos, tanto a cannabis natural como a sintética com produtos para uso medicinal têm ganhado cada vez mais atenção em todo o mundo devido ao crescimento de evidências que apoiam seu uso no alívio da dor inflamatória crônica e neuropática associada com uma variedade de condições. A dor é uma das indicações mais comuns para o uso medicinal da Cannabis, e há dados que comprovam sua eficácia Objetivo: Descrever a utilização da cannabis nas dores crônicas orofaciais. Métodos: Realizou-se um levantamento bibliográfico realizado no mês de outubro de 2022, utilizando as bases de dados Pubmed e Scielo, com as seguintes palavras-chave:“Cannabinoid Receptor“, ”Chronic Pain” e “Cannabis”, e os termos correspondentes em português, sendo selecionados 11 estudos Resultados: Além da região orofacial, há uma vasta soma de pesquisas que tiram várias conclusões sobre o impacto da cannabis e seus medicamentos de base natural e sintética na dor crônica de etiologias múltiplas. Muitos autores encontraram evidências para apoiar o uso desses produtos como opções de tratamento razoáveis para fornecer alívio da dor para aqueles que sofrem inteiramente de doenças crônicas, dor neuropática, não oncológica, dor nociceptiva, ou ambas. Considerações finais: há uma riqueza de alta qualidade evidências que apoiam seu uso no tratamento de condições de dor crónica nociceptiva e neuropática em outras áreas. Entretanto, pesquisas são necessárias para explorar e fundamentar o papel terapêutico da cannabis no contexto da dor e inflamação orofacial. Palavras-chave: Cannabis; Dor crônica; Receptor de canabinóides
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2022!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do X Encontro de Iniciação à Pesquisa, X Encontro de Monitoria, XII Encontro de Pós-graduação e III Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2022
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2022/artigos
Comissão Organizadora
Juliana Pereira Pessoa
Thalita Rodrigues
Thaiane Bezerra
Arlan Diego Alencar Freitas
Ricardo Junior
Fábio Júnior Braga
Murilo Costa
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Laiza Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Lucas Souza
Roberta Mable Rabelo Sampaio Mapurunga
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018